POLÍTICA & MURUPI: HUMANOS DIREITOS - POR LEO LADEIA

166 pessoas morrem pela violência no Brasil por dia. É como se todo dia caísse um avião lotado e não fosse noticiado por ser um fato comum.
Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017 - 20:20

1-Direitos humanos

Difícil explicar. A Defensoria Pública da União quer de volta aos estados de origem os presos que estão há mais de 2 anos em presídios federais. O habeas corpus é legal.

Latrocidas, traficantes e assaltantes são originários de cidades como Rio e São Paulo. Com o HC, 55 deles como Beira Mar, VP, Nem e Elias Maluco voltam ao Rio para ampliar sua rede de crimes. Vá entender essa...

2-Humanos direitos

166 pessoas morrem pela violência no Brasil por dia. É como se todo dia caísse um avião lotado e não fosse noticiado por ser um fato comum. Os autores normalmente são de conhecidas facções criminosas e enquanto estão presos são estudados. Estudar preso é como olhar uma onça na jaula. Está contida e fora do habitat comprometem a pesquisa.

Cada morte violenta impacta mais três pessoas que estão em suas casas. 500 todos os dias. Gente de carne e osso cujo perfil é conhecido. São negros, pobres, carentes, sem acesso a bens, direito e justiça. Invisíveis para o mundo e para a míope Defensoria Pública da União.

3-Defensoria na berlinda

O ministro Raul Jungman que trabalha com as Forças Armadas no combate ao crime organizado, chutou o balde ao saber do estultice da Defensoria Pública: “Em nenhum lugar do mundo, bandido chefe de quadrilha de alta periculosidade fica em outro lugar que não presídio de segurança máxima e fora do seu lugar de atuação. Isso desserve ao Rio de Janeiro e significa dar uma mãozinha ao crime organizado. Minha expectativa é que seja barrado. Esse pedido, rigorosamente, não é a favor dos direitos humanos, mas a favor da bandidagem”. É dos meus.

4-Tadinho dos bandidos

Sempre há uma explicação e a Defensoria da União tem a sua: “No sistema penitenciário federal, o preso permanece (isolado)em uma cela de 9 metros quadrados, com direito a sair da cela por duas horas. Após períodos prolongados o preso desenvolve problemas psicológicos e mentais(...) Nesse período de 720 dias, o estado de origem deveria tomar providências para receber os presos de volta nos presídios estaduais, tendo em vista que o objetivo do sistema prisional deveria ser recuperar e ressocializar o preso”. Fui às lágrimas. Só não chorei mais por falta de lenço.

5-Premio ao corrupto

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) relator da MPdo Refis no Senado, disse que não aceita o texto aprovado pelos deputados e que inclui no novo Refis a renegociação de dívidas dos crimes. E mais: se a Câmara não retirar a renegociação com a PGR – de pessoas que fecharam acordo por corrupção –, ele fará.

O texto-base da MP foi aprovado na Câmara, mas faltam 18 destaques para seguir ao Senado. É picaretagem explícita. O deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) fez 23 textos diferentes até chegar à emenda aprovada na Casa. Já pensou?

6-Chamando togados às falas

Falando para juízes do trabalho em Minas Gerais a presidente do STF, Cármen Lúcia com jeito doce mandou um recado duro aos magistrados do Brasil.

"O direito é um sistema e o Judiciário é um só. Um juiz não pode pensar que é mais importante que outro, em razão da especialidade. Eu gostaria até que não tivessem os títulos que separam o juiz de primeiro grau, o de segundo grau e o do tribunal superior”. As carapuças foram distribuídas. Cada um pegue a sua sem discussão!

7-Uma mão lava a outra e...

No comando da tropa que vai tentar livrá-lo da segunda denúncia do Janot, Temer não vê amigos ou inimigos. É bica corrida. E para aumentar a tropa, Temer age para salvar Aécio. A tendência é que Temer fique, mas a que custo? Será uma vitória vergonhosa que a história não perdoará.                                      

8-Pesquisas I

Para quem gosta ou não gosta dele, Lula é o líder na corrida presidencial de 2018, com vantagem significativa sobre todos os adversários. Já condenado em primeira instância, Lula tem ao menos 35% das intenções de voto nos cenários testados.

9-Pesquisas II

Diz o Datafolha que 54% dos brasileiros querem Lula preso e acham que os fatos revelados pela Lava Jato são suficientes para a prisão. Contra a prisão de Lula estão 40% dos pesquisados.

Por outro lado, 89% querem a abertura de processo pela Câmara contra Temer por organização criminosa e obstrução de justiça. Mas vamos com calma gente. É só pesquisa e para ambos os casos eu advirto que pesquisa é como biquíni: mostra quase tudo, mas esconde o essencial

10-Haja paciência...

Enquanto no Brasil o tema desarmamento começa a ser rediscutido, nos EUA um louco de posse de 10 armas, um verdadeiro arsenal de guerra, atirou contra a multidão que participava de um show, matando 50 pessoas e ferindo mais de 400 outras. E a bancada da bala continua querendo a liberação de armas no Brasil.

leoladeia@hotmail.com
Facebook Leo LadeiaII

Fonte - Leo Ladeia/NewsRondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.