ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL DESENVOLVE AÇÕES QUE CONTRIBUEM COM A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Além de atender ao processo de licenciamento, a concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau fomenta a participação da comunidade nas atividades de conservação
Quarta-Feira, 22 de Março de 2017 - 09:11

Entre os 34 programas socioambientais implementados pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, cinco estão relacionados de forma direta ou indireta com a preservação e conservação dos recursos hídricos da região: Educação Ambiental (PEA), Comunicação Social, Monitoramento do Lençol Freático, Conservação da Flora - Subprograma de Revegetação da Área de Preservação Permanente (APP) e Programa de Monitoramento Limnológico.

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, a Empresa executa os programas socioambientais, em sua maioria, no entorno do reservatório da UHE Jirau e fomenta a participação da comunidade da área de influência do empreendimento na promoção de ações conservacionistas. “Com a sensibilização espera-se que as pessoas pratiquem novos hábitos em suas residências. Dessa forma, a Usina Jirau contribui ainda mais com a preservação e conservação da água com responsabilidade e respeito”, destacou.

O Gerente explicou ainda que a sensibilização acontece por meio de ações diversificadas, inclusive aquelas previstas no Programa de Educação Ambiental da ESBR. Em Nova Mutum Paraná, por exemplo, os moradores foram convidados a participar de um trabalho para recuperação de um igarapé na localidade. A importância da água na produção de alimentos tem sido constatada por estudantes e professores que visitam a Unidade Demonstrativa de Aprendizagem de Manejo Ambiental (UDAMA), onde são produzidas hortaliças, e o consumo consciente da água é tema de várias campanhas realizadas junto à comunidade, especialmente nas escolas.

Integrada ao Programa de Conservação da Flora, outra ação importante é a revegetação da Área de Preservação Permanente. A Energia Sustentável do Brasil compra as mudas produzidas pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) e faz o plantio também por meio da instituição. “Esse ciclo trabalha a sensibilização para a preservação das matas, incentiva a contribuição dos cooperados com a preservação do Rio Madeira e ainda gera renda para essas famílias”, explicou Veríssimo.

UHE Jirau na matriz energética brasileira - a participação das hidrelétricas na matriz energética brasileira é de aproximadamente 62%, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Nesse contexto, a UHE Jirau é a terceira maior geradora de energia do país genuinamente brasileira ou a quarta, se considerarmos a binacional Itaipu”, afirma o Gerente de Operação da ESBR, Carlos Alberto. Com capacidade de gerar 3.750 MW, o que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país, a UHE Jirau atende mais de 10 milhões de residências e 40 milhões de pessoas.

Fonte - 010 - Usina Hidrelétrica Jirau

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.