PALÁCIO DAS ARTES - ESPETÁCULO EMOTIONAL PIANO MARCA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE UNIR E FUNPAR

O evento contou com a participação do reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, do vice reitor, professor doutor Marcelo Vergotti, da pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, professora mestre Marcele Regina Nogueira Pereira, do chefe de gabinete, professor mestre Adilson Siqueira de Andrade, de professores e discentes do Departamento de Música.
Terça-Feira, 14 de Março de 2017 - 10:09

O pianista Vincenzo Danise se apresentou neste sábado (11), no Teatro Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho, com o espetáculo Emotional Piano em prol do projeto “Orquestra em ação” da Associação Amigos da Orquestra. O repertório foi composto por artistas brasileiros, como Tom Jobim, Zequinha de Abreu, Pixinguinha e uma amostra especial de “Céus de Rondônia”. A contribuição social (ingresso) foi de R$ 90,00 e toda renda revertida para o projeto que visa à inclusão sociocultural e a melhoria do desempenho escolar dos alunos, assim como a formação de orquestra, coral e outros grupos musicais, formação de plateia e apreciação de música de qualidade.

O espetáculo marcou o início de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Fundação Palácio das Artes (FUNPAR). O piano de cauda que abrilhantou a noite pertence à Universidade e foi cedido, via comodato, para a FUNPAR, para que seja utilizado em espetáculos, concertos e apresentações, ampliando as oportunidades de acesso público a arte e a música de qualidade.

O acordo será firmado a partir dos pressupostos presentes no Regimento Geral da UNIR, especialmente aos que se referem a seus objetivos. Assim, segundo o “Art. 4 A UNIR é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, tendo como finalidade precípua a promoção do saber científico puro e aplicado, e, atuando em sistema indissociável de ensino, pesquisa e extensão”.

“Ao considerar todas as preocupações, necessidades e exigências por parte da comunidade acadêmica da UNIR, especialmente o Departamento de Artes e seus discentes, e de levar em consideração os benefícios sociais e culturais para nossa cidade e Estado, avançamos na constituição do Acordo com a FUNPAR e o Governo do Estado, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade por meio da prática da extensão universitária, em total consonância com os interesses do ensino e da pesquisa universitária”, exaltou a pró-reitoria de Cultura, Extensão e assuntos Estudantis (PROCEA), professora mestre Marcele Regina Nogueira Pereira.

Desta forma, em conformidade com suas finalidades, a UNIR pretende também, por meio do Acordo de Cooperação Técnica, contribuir para que os objetivos específicos presentes no Plano Político Pedagógico do Curso de Música possam ser alcançados, no que se refere a desenvolver articuladamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira a promover intensa mudança no quadro científico em relação às atividades musicais inerentes à região, seja de cunho composicional, musicológico, performático, etnomusicológico, social, ou outros.

Além de desenvolver nos futuros educadores musicais o espírito crítico em relação às artes e à cultura como elementos essenciais ao desenvolvimento de uma nação; preparar profissionais cientes da carência musical e cultural em que se encontra o Estado de Rondônia e imbuídos de forte espírito de atuação.

Fonte - 010 - Ascom UNIR

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.