FALTA DE AMBULÂNCIAS REFLETE NO ‘CAOS’ DA SAÚDE DE PORTO VELHO

A capital com quase 500 mil habitantes conta apenas com duas ambulâncias de plantão.
Segunda-Feira, 13 de Março de 2017 - 20:52

Aproximadamente 15 dias, um vídeo amplamente divulgado nas [redes sociais] mostrou um adolescente, morador do Distrito de Nova Mutum Paraná, Distrito de Porto Velho, sendo transportado de forma irregular sobre a carroceria de uma caminhonete. O vídeo exibia inclusive a logomarca, no carro, da Prefeitura da capital. Além da falta de segurança no transporte do garoto, os enfermeiros que ajudavam nos primeiros socorros são mostrados, no vídeo, também sobre a carroceria da caminhonete.

As imagens gravadas pelos próprios funcionários foram mostradas ao secretário municipal de saúde, Alexandre Porto, durante um programa de televisão. Mas o que deveria ser tratado com perplexidade já era de conhecimento do gestor.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, responsável por gerenciar a saúde dos quatros distritos que compreende a ponta do Abunã em Rondônia, há seis meses a ambulância usada no distrito para o transporte dos pacientes de Nova Mutum Paraná havia sido retirada e não mais devolvida. Para onde o veículo havia sido levado, o secretário não respondeu e nem quem deu a ordem de levar. O mesmo problema estaria ocorrendo em praticamente todos os distritos que juntos concentram aproximadamente 30 mil habitantes.

Mas, a situação de Porto Velho é ainda mais grave. Com dados divulgados pelo próprio, a capital com quase 500 mil habitantes conta apenas com duas ambulâncias de plantão. Segundo informações divulgadas no Jornal Diário da Amazônia na edição eletrônica do dia (24/02), o município teria cinco unidades do SAMU, quatro são usadas no atendimento básico, e a outra como UTI Móvel.

Ainda de acordo com o secretário, das 14 ambulâncias existentes, 12 foram descartadas por não terem condições de uso. “Estamos providenciando o conserto destes veículos. Inclusive por conta de um problema, nós corremos o risco de ter que devolver a verba para Brasília destinada para a compra dos veículos”, revelou o secretário.

Emerson Barbosa é jornalista, repórter de televisão, blogueiro do ‘O Amazônida’ e escreve para o site News Rondônia.com

Fonte - NewsRondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.