II CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE O SISTEMA PENITENCIÁRIO & JUSTIÇA

Atualmente, o País registra um crescimento de 7% ao ano no número de prisões.
Quinta-Feira, 02 de Março de 2017 - 15:14

A população prisional brasileira cresce em ritmo acelerado e segue alocada em condições precárias, alcançando hoje a 4ª posição mundial depois de Estados Unidos, China e Rússia como uma das maiores.

Embora o ritmo de crescimento do número de presos no Brasil seja constante, a explosão de pessoas encarceradas se deu a partir de 2002, quando o País tinha 239 mil presos, ou seja, 60% a menos do que possui hoje. Atualmente, o País registra um crescimento de 7% ao ano no número de prisões.

Os presídios brasileiros, de uma maneira geral, não conseguem promover aos detentos a ressocialização esperada pela sociedade brasileira. O que se tem observado é que a questão da superlotação e as péssimas condições de vida, saúde e de higiene dos presos, dentre outros fatores, contribuem para que as penitenciárias sejam ineficazes para atender ao que a Lei de Execução Penal preceitua, qual seja a recuperação daquele que está detido por ter cometido determinado crime, transformando, assim, o que deveria ser um centro de ressocialização de criminosos em uma "universidade do crime".

Dando prosseguimento novamente sobre o tema, O Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia, a Comissão de Politica Criminal e Penitenciária da OAB-RJ e Sindeperj, estarão realizando nos dias 30 & 31 de Março de 2017, no horário das9h ás 19h, no Salão Nobre da OAB-RJ, sito à Avenida Marechal Câmara, 150/9ºandar- Centro-RJ, a “II CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE SISTEMA PENITENCIÁRIO E JUSTIÇA”.

Diversas autoridades e especialistas estarão presentes para discutirem e apresentarem objetivamente soluções que realmente mude o grave quadro que o sistema prisional apresenta há anos, e com certeza se nada for feito com urgência irá se expandir para as metrópoles em que ações como destruição de imóveis, ataques às policias, queima de veículos poderão se repetir.

A crise econômica e a falta de gestão por parte de governos Estaduais e Municipais atingiu também os órgãos de segurança pública que se encontram sem estrutura, salários atrasados, desmotivados e desvalorizados.

As informações e as respectivas inscrições gratuitas poderão ser acessadas através do link: https://www.sympla.com.br/ii-conferencia-nacional-sobre-o-sistema-penitenciario-e-justica__116073 .

Fonte - 015 - ibdc

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.