POPULAÇÃO DE PORTO VELHO GANHA UNIDADE INTEGRADA DE SEGURANÇA NA REGIÃO CENTRAL

Esta unidade é a segunda que entra em funcionamento em Porto Velho, contemplada com quatro Unisps.
Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017 - 15:30

Com os serviços de segurança pública centralizados num só local, o governo de Rondônia entregou à população de Porto Velho mais uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), localizada na rua Brasília, para atendimento aos moradores da região central da cidade, um investimento de R$ 4 milhões, 181 mil e 280. Parte dos recursos, R$ 3.511.155,26, correspondem à construção do prédio de 2.112,45 m², e o restante foi empregado na refrigeração e mobiliário.

Esta unidade é a segunda que entra em funcionamento em Porto Velho, contemplada com quatro Unisps. A próxima a ser entregue é na zona sul, evento previsto para o dia 22 de fevereiro. Nos próximos meses, outras 13 unidades serão entregues nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado do Oeste, Alvorada, Ouro Preto, Jaru, Buritis, Cujubim, Machadinho e Rolim de Moura.

O governador Confúcio Moura disse que a Unisp é resultado da concepção pensada pelo ex-secretário de Segurança Pública, Antônio Reis, agentes, delegados e outros profissionais da área, seguindo-se o mesmo padrão para todas as unidades planejadas no Estado, modificando apenas o tamanho dos prédios. Elas resultam de financiamento obtido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), integrando um conjunto de obras do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

No mesmo espaço a população terá acesso a serviços de segurança proporcionados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com a inclusão também de serviços  de assistência social, de cartório e sala de audiência de custódia.

De grande porte, a Unisp centro, entregue na manhã desta quarta-feira (15), conta ainda com ambiente para comissariado, banheiros com acessibilidade, banheiros privativos para servidores e para o público, gabinetes para delegados e oficiais, depósitos, reservas de armamento, sala de reconhecimento, sala reservada para vítimas, para agentes de polícia, datilocopista e custódia provisória entre outras instalações.

“Venho sonhando com isso há muito tempo. Mas tem um detalhe. O prédio é novo, o sofá é novo, a mesa e o computador são novos, tudo é novo. Mas se a gente que está acostumada a delegacias sofridas, com sofá rasgado, computador velho, que fica trabalhando assim durante dez ou quinze anos sem esperança de melhorar, e agora vai sair do velho, será que vai se reciclar para uma Unisp nova? Se vier com a cabeça do velho, da concepção de antes, aqui será transformada numa Unisp velha rapidamente”, alertou o governador aos colaboradores da segurança pública, delegados, agentes, secretários e imprensa presente.

Confúcio Moura queixou-se ainda da burocracia na execução das obras.   “Se tiver muito medo não faz absolutamente nada. Porque com medo e sem medo você sai cheio de processo. Não adianta, eu já aceito isso”, disse, provocando risadas.

A Unisp Centro está localizada na rua Brasilia, 1400, bairro Nossa Senhora das Graças.

Fonte - 010 - SECOM/GOV-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.