ESTADO OFERECE O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DE GESTÃO E CONTROLE COM PREFEITURAS DE RONDÔNIA

A crise que afeta duramente os municípios brasileiros deixou parte substancial das administrações dependentes de aportes dos estados e da União.
Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2017 - 10:12

A crise que afeta duramente os municípios brasileiros deixou parte substancial das administrações dependentes de aportes dos estados e da União. O planejamento e controle de gastos que faltaram a estas gestões estão na pauta do Workshop Governança para o Desenvolvimento, que iniciará nesta quarta-feira (8), em Porto Velho, voltado para prefeitos de Rondônia e respectivos secretários municipais de saúde e de planejamento.

A discussão sobre soluções para demandas comuns aos municípios é um dos focos do workshop. O governo de Rondônia, que idealizou e realiza o evento, também vai oferecer tecnologia para que as prefeituras implantem as práticas de gestão que são bem sucedidas no âmbito estadual.

Até a sexta-feira (10), especialistas e secretários estaduais apresentarão propostas para que os municípios superem seus problemas, sobretudo nas áreas de planejamento, saúde e segurança.

Os Desafios da Gestão Municipal, é o tema que o governador Confúcio Moura apresentará no primeiro dia do workshop, mostrando experiência que ele vivenciou como prefeito de Ariquemes em duas ocasiões.

O papel do município na melhoria do ambiente de negócios, tema que será abordado por Cira Moura, secretária chefe de gabinete do governador, é outra contribuição aos gestores para que dediquem atenção à produção de riquezas .

Outros assuntos como controle interno e transparência, gestão de compras públicas, novo regime fiscal e impacto sobre os municípios também fazem parte da programação do workshop.

“Este é o momento para inovar, buscar práticas novas”, recomenda Confúcio Moura, que já se encontrou em pelo menos duas ocasiões como os prefeitos que assumiram no início deste ano e ofereceu apoio do estado. Segundo ele, como lugar que produz as riquezas que o estado administra, o município merece atenção.

Durante o workshop, além conhecer o que o estado planeja investir nos  próximos dois anos, os prefeitos também serão informados de que a tecnologia de gestão utilizada pelo governo está disponível para produzir benefícios nos municípios.

“Queremos compartilhar soluções duradouras a partir de esforços convergentes”, resumiu Confúcio Moura, citando que é importante a participação conjunta dos prefeitos e secretários no enfrentamento dos desafios que são apresentados aos administradores na atualidade.

 

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Fonte - 010 - SECOM/GOV-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.