MADEIRA MAMORÉ: USINA VAI INVESTIR MAIS R$ 20 MILHÕES NA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA EFMM

Projeto será avaliado pela prefeitura, Iphan, MP e movimentos de preservação do patrimônio histórico
Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2017 - 17:20

Ao visitar mais uma vez a praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na manhã desta quarta-feira (18), onde está em andamento um grande mutirão de limpeza de toda a área, o prefeito dr Hildon Chaves anunciou a disposição em reunir órgãos públicos, entidades e movimentos ligados à preservação do patrimônio histórico para discutir um novo projeto de revitalização da praça.

O prefeito quer dar início o mais rápido possível às negociações para que as obras sejam realizadas ainda neste ano. Na segunda feira (16) dr Hildon e seu vice, Edgar Tonial, o Edgar do Boi almoçaram com o presidente da Santo Antonio Energia, Eduardo de Melo Pinto, quando ficaram sabendo da existência de uma verba remanescente das compensações ambientais, no valor de R$ 20 milhões para investimento na revitalização do patrimônio da estrada de ferro.

Segundo foi relatado ao dr Hildon, inicialmente a verba seria destinada à recuperação das máquinas (locomotivas e vagões) e dos trilhos da estrada de ferro, para retornar os passeios turísticos em vagões puxados pela maria fumaça até a cachoeira de Santo Antonio. Ocorre que a grande cheia do rio Madeira de 2014 provocou um abalo geológico de grandes proporções no trecho, tornando inviável a reativação do percurso, vez que o solo não garante sustentação, podendo ruir com a vibração provocada pelos trens.

Para aproveitar a verba dr Hildon pretende reunir o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministérios Públicos estadual e federal, Ibama, governo estadual, ex-ferroviários, a Associação de Amigos da EFMM e outros movimentos ligados à preservação do patrimônio histórico para discutir a melhor forma de utilizar o recurso na revitalização completa da praça.

Fonte - 010 - assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.