CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RONDÔNIA ADQUIRI NOVOS EQUIPAMENTOS DE MERGULHO

A confraternização teve início com um churrasco para marcar essa nossa fase que coloca o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia como a sexta corporação do Brasil a dispor de equipamentos tão avançados, elevando assim o nível de excelência na prestação dos serviços colocados à disposição da sociedade rondoniense.
Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2016 - 15:53

O Corpo de Bombeiros Militar não mede esforços para salvar vidas, enfrentado fogo, água e as adversidades. Na última segunda-feira (27), Oficiais Bombeiros Militares participaram de uma CONFRARIA DOS CMAutianos, em comemoração ao dia do mergulhador, realizada no Rio Preto, em Candeias do Jamari, a cerca de 32 km de Porto Velho, ocasião em que foram utilizados os novos equipamentos recentemente adquiridos pela Corporação para as missões de busca e salvamento. A data escolhida seria 19 de dezembro, mas não foi possível por dificuldades de conciliar a agenda de outros compromissos anteriormente marcados.

A confraternização teve início com um churrasco para marcar essa nossa fase que coloca o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia como a sexta corporação do Brasil a dispor de equipamentos tão avançados, elevando assim o nível de excelência na prestação dos serviços  colocados à disposição da sociedade rondoniense. Além de Rondônia, somente o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo contam com equipamentos desse nível. A aquisição teve um custo aproximado de 1 milhão de reais e se for comparado o valor com a realidade e o anseio da população que mora em uma região onde a pratica de esportes em rios é frequente, o valor se torna irrisório. Assim, todos saem ganhando, pois a Corporação necessitava de equipamentos de mergulho de ponta e a população de mais proteção.

Hoje é uma realidade: antes existiam apenas alguns kit's de mergulho que eram compartilhados por todos, mas agora cada Bombeiro especializado no curso (CMAut) recebeu o seu próprio kit de mergulho. Um Bombeiro Militar aguenta ficar embaixo d'água no máximo 1 hora e meia. Contudo, não havendo a necessidade de emergir para entregar o equipamento a outro profissional para prosseguir na busca, aliado ao fato de poder se comunicar mesmo em baixo d'água, não haverá interrupção do serviço uma vez que todos dispõem de equipamentos, evitando-se perda de tempo onde cada minuto em um salvamento faz diferença para sucesso ou fracasso da operação. Cada kit contem máscara, nadadeiras, roupa neoprene, botas, colete hidrostático, roupa seca (evita contato com águas poluídas), e kit de comunicação e máscara full face (permitindo que eles se comuniquem entre si, e entre eles, mesmo submersos, ou com a superfície).

O TEN BM MAFRA, primeiro colocado do último curso, se emocionou dizendo ”vi o material aí e lembrei do passado, quando não tínhamos nada para mergulhar. Era muita técnica, poucos equipamentos e muita vontade de salvar vidas, pois o material era fora do padrão. Mergulhávamos com uma cela na costa, sem camisa ou com ela na mão. Hoje, ver que a nossa realidade teve um avanço tecnológico nos equipamentos é gratificante por nos permitir ter melhores condições de trabalhar para salvar vidas. Graças a Deus que chegou!".

"Imagine nós aqui nos Rios como os nossos, onde temos dificuldades enormes de visualização, e com esses materiais teremos uma qualidade melhor para alcançarmos mais êxito nas operações de busca e salvamento. É um privilégio fazer parte de uma Corporação que dá a sua vida para salvar a de outro, e reconheço a dedicação individual de cada um pelo desempenho, concentração, calma e paciência nesse curso e no exercício da função. Tem que ter um poder de sobriedade acima da média, não basta ser Bombeiro, tem que superar as dificuldades". E nosso lema é "CUMPRIR COM O NOSSO DEVER PARA QUE OS OUTROS POSSAM VIVER".

Aproveito a oportunidade para agradecer a equipe do Programa Giro 190 pela cobertura e divulgação do nosso evento.

Fonte:  Suelly Santtos

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.