POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA ENTREGA MEDALHA MÉRITO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA À POLICIAIS NO ANIVERSÁRIO DE 41 ANOS DA CORPORAÇÃO

O vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Lioberto Caetano, prestigiaram a solenidade.
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2016 - 15:27

Com origem na Guarda Territorial de Rondônia, a Polícia Militar completou 41 anos com evento de comemoração que lotou na noite de segunda-feira, 28, o Teatro Palácio das Artes com membros da corporação e familiares, em programação de três horas. O vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Lioberto Caetano, prestigiaram a solenidade.

“Comemoramos mais um ciclo da história da Polícia Militar de Rondônia, construída com muito trabalho, fortalecida como uma das maiores instituições do estado, com mais de 5 mil integrantes na ativa, presente em 52 municípios e 32 distritos, totalizando 84 localidades atendidas”, registrou de pronto o comandante-geral, coronel Ênedy Dias.

As ações realizadas nos últimos anos, ressaltou, tem tido a orientação do governador Confúcio Moura, com base em planejamento e metas estabelecidas, destacando atenção para a formação e valorização da tropa militar. “A formação mediante cursos para oficiais, sargentos, cabos e soldados é meta para treinamento continuado da tropa, o que certamente resultará em mais qualidade no policiamento ostensivo e no atendimento técnico profissional de alto nível em situações emergenciais”, destacou.

O aumento das ações sociais preventivas neste ano de 2016, com palestras e participação em eventos diversos com segmentos da sociedade, como os projetos Policia Militar nas Escolas, Polícia Mirim e PM em Ação e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), foram citados pelo coronel Ênedy Dias, comandante da Corporação.

Crianças como as da Escola Do Ré Militar são foco desses projetos. Com 250 alunos matriculados e enorme demanda para a iniciação musical, proporcionaram, juntamente com a banda da Policia Militar e integrantes da Aeronáutica, os melhores momentos da festa ao executarem canções de Natal e trilhas de filmes.

Alguns números apresentados pelo comandante geral superaram as ocorrências do ano passado. De janeiro a outubro de 2016 a Policia Militar atendeu 58,3 mil ocorrências, capturou 1,8 mil foragidos da justiça, apreendeu dois mil veículos furtados ou roubados, apreendeu 975 armas de fogo e 1.264 ações de combate ao tráfico de drogas foram efetuadas.

Em futuro próximo, o policial militar irá elaborar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), uma iniciativa com “grande participação do nosso vice-governador nessa luta”, destacou o coronel Ênedy, citando ainda o projeto que se encontra na Assembleia Legislativa para implantar o serviço auxiliar administrativo, possibilitando que policiais deixem a rotina administrativa para fortalecer o policiamento nas ruas. Ele registrou que ambas as propostas são similares a modelos já adotados pelo estado de Santa Catarina.

As operações realizadas em 2016 e que contaram com planejamento adicional foram a segurança nas eleições, patrulhamento rural, de reintegração de posse, segurança na passagem da tocha olímpica e cobertura à prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O vice-governador Daniel Pereira registrou elogios a atuação da Policia Militar de Rondônia, considerada uma das mais corretas do país, e o esforço feito pelos policiais para atender a população da melhor maneira possível.

FORTE PRINCIPE DA BEIRA

Dezenas de policiais de diversas patentes foram agraciados com a maior outorga da Polícia Militar de Rondônia, a Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em etapas distintas da história da Polícia Miliar em 41 anos. Foram homenageados também seis funcionários civis.

O comando geral também homenageou com a medalha dirigentes das corporações dos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Acre, Pernambuco e Alagoas.

Fonte - rondonia ro

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.