ROLIM DE MOURA REALIZA A합ES NO NOVEMBRO AZUL

A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importncia da preven豫o e do diagnstico precoce do cncer de prstata e outras doenas masculinas.
Sbado, 19 de Novembro de 2016 - 08:59

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), está realizando no Centro de Saúde da Mulher, uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. As atividades iniciaram no dia 10 e vão até o dia 25 de novembro. Na programação dos dias 10 e 24 de novembro, o Urologista Dr. Fabio Monduzzi, estará realizando o exame preventivo da próstata. (Mediante agendamento, disponível na clínica da mulher)

Nos dias 24 e 25 os profissionais da unidade estarão realizando teste de glicemia capilar, testes rápidos Hep.B e C, Sífilis, HIV, atividade laborais, sorteio de brindes, dinâmicas, atendimento clínico geral e palestras sobre o câncer de próstata, enquanto os pacientes aguardam atendimento.

Já no dia 25 de novembro será coletado sangue para realizar o exame Antígeno Prostático Específico (PSA). PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

“Só existe uma maneira de curar o câncer de próstata. Descobrindo-o precocemente. Fazendo o exame preventivo, que é o Exame PSA e o Toque Retal. Assim é possível detectar a HPB (hiperplasia prostática benigna), que é o aumento do volume da próstata e não é cancerígena, e também o câncer em fase inicial e ainda curável”, explicou o Dr. Fábio.

Para realizar o PSA o paciente deverá ter no mínimo 3 dias: sem relação sexual; sem andar de bicicleta; moto ou a cavalo; sem pegar peso ou fazer esforço físico.

Fonte - assessoria

Comentrios

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.