ENTRELINHAS - POR LUCIANO PINHEIRO

Casa da Cultura lvan Marrocos - Galeria Afonso Ligório 05 a 20 de novembro de 2016.
Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2016 - 11:15

Luciano Pinheiro retorna ao circuito das Artes Visuais de Porto Velho apresentando novos desdobramentos de seu processo criativo. Nesta nova fase, que se consolidou com seu trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Rondônia UNIR, o artista mescla elementos da arte com a vida. 

Luciano nos revela seu envolvimento com a espiritualidade e com a religiosidade em torno da prática do Santo Daime, sendo seus pontos de partida para pensar a poética de seu trabalho e as questões aqui apresentadas.

Na exposição intitulada ”Entrelinhas", o artista apresenta duas novas séries de trabalhos, uma delas carrega o título da exposição, composta por uma instalação de peças de tule, bordados com palavras ou versos que remetem diretamente a hinos que são executados no Santo Daime. Estes hinos foram recebidos espiritualmente por Luciano ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Estas peças bordadas estão instaladas no espaço expositivo em forma de um hexágono, que remete diretamente ao formato do bailado nos trabalhos realizados com o Santo Daime.

Na outra série de trabalhos, intitulada ”Mirações", o artista apresenta um conjunto de desenhos que discutem de maneira rápida, conceitual e gestual a aparição de rostos e imagens faciais de personagens da doutrina do Santo Daime, como o Padrinho Sebastião, Mestre Irineu, entre outros.

Esta abordagem do artista nos revela que hoje na arte contemporânea, elementos da vida se mesclam com os da arte de forma muito natural e espontânea, e que não cabe mais ao artista atual excluir sua vivência e sua experiência particular de sua prática artística.

André Rigatti
Artista Plástico e Professor Mestre do Curso de Artes Visuais da UNIR.

Fonte - André Rigatti

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.