BOB DYLAN NÃO VAI RECEBER O NOBEL: 'TEM OUTROS COMPROMISSOS'

A atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan foi recebida com alguma controvérsia.
Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2016 - 13:14

A cerimónia de entrega dos prémio Nobel realiza-se a 10 de Dezembro. Muito se especulava sobre a presença do músico norte-americano que, sabe-se agora, não irá estar presente.

“Ele gostaria de receber o prémio pessoalmente, mas tem outros compromissos, que o tornam impossível. Ele sublinha que se sente extremamente honrado por este prémio Nobel”, diz a Academia, em comunicado, citado pela AFP.

Depois de anunciada a decisão de entregar o prémio ao cantor e compositor norte-americano, no mês de Outubro a Academia tentou, sem sucesso e durante vários dias, contactar Bob Dylan. Até que o vencedor do Nobel da Literatura dizia ao The Telegraph que se deslocaria à Suécia "se fosse possível” e informava que aceitava uma distinção que o deixou “sem palavras”.

Agora, e depois de desfeita a dúvida sobre a presença de Dylan, a Academia refere que “respeita a decisão de Bob Dylan”, explicando que, apesar de não ser comum, não é a primeira vez que acontece uma situação deste tipo: “Um vencedor do prémio Nobel não poder viajar a Estocolmo para receber a distinção é incomum, mas não é excepcional”.

Em concreto, a instituição lembra os casos da escritora Doris Lessing e do poeta Harold Pinter, que foram distinguidos em 2007 e 2005, respectivamente, e que não se deslocaram à cerimónia pela frágil saúde, devido à idade avançada, que apresentavam na altura. Também Elfriede Jelinek foi agraciada com o Nobel da Literatura em 2004 mas não compareceu à entrega do mesmo por sofrer de agorafobia.

Fonte - publico.pt

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.