EVENTO DE ARQUEOLOGIA COMEÇA NO DOMINGO, DIA 6

Durante a semana de evento o público poderá acompanhar a divulgação dos resultados das pesquisas arqueológicas mais recentes e os debates acadêmicos sobre a Arqueologia Amazônica
Sexta-Feira, 04 de Novembro de 2016 - 14:48

No próximo domingo, dia 6 de novembro, terá início no Teatro Guaporé o evento intitulado III Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Norte) e IV Semana Acadêmica de Arqueologia da UNIR. A partir das 16h será realizado o credenciamento e a solenidade de abertura terá início às 18h. Na sequência, às 19h a professora doutora Marcia Bezerra (UFPA) ministrará a conferência “Terra falsa: arqueólogos e comunidades locais na Amazônia”.

Durante a semana de evento o público poderá acompanhar a divulgação dos resultados das pesquisas arqueológicas mais recentes e os debates acadêmicos sobre a Arqueologia Amazônica através de nove mesas de comunicações avulsas, quatro simpósios temáticos, três oficinas e um minicurso, além das demais quatro conferências magistrais ministradas pelas(os) doutoras(es) Carla Jaimes Betancourt (Universidade de Bonn – Alemanha), Cristiana Barreto (Museu Paraense Emílio Goeldi), José R. Oliver (Institute of Archaeology/UCL - Inglaterra) e Ondemar Dias (Instituto de Arqueologia Brasileira/RJ).

Em paralelo às discussões acadêmicas haverá apresentação dos filmes documentários “Mundurukânia” e “Jirau e Santo Antônio: relatos de uma guerra amazônica”, seguida de uma mesa de discussões sobre o impacto de grandes obras de infraestrutura no patrimônio cultural material e nos diversos aspectos da vida das populações tradicionais amazônicas. Também haverá o lançamento de livros e a abertura da exposição “Memórias do Rio, paisagens no Madeira”.

As circulares com informações detalhadas sobre as oficinas, minicurso, os títulos dos livros a serem lançados, bem como a programação completa do evento, podem ser acessadas nos sites do DARQ-UNIR (www.arqueologia.unir.br) e da Sociedade de Arqueologia Brasileira (www.sabnet.com.br). As informações gerais e novidades também podem ser facilmente acessadas na página do evento nas redes sociais: fb.me/sabnorte2016. Restam vagas para ouvintes, os interessados poderão se inscrever no dia 6, no local.

O evento

A III SAB Norte é um evento científico bianual que reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, além da sociedade civil, comprometidos com o estudo da Arqueologia e a preservação do patrimônio arqueológico da região Amazônica. O tema da reunião deste ano é “Arqueologia e Comunidades tradicionais na Amazônia” e a organização geral do evento está a cargo do Departamento de Arqueologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DARQ-UNIR).

O evento tem como parceiros a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Centro Acadêmico de Arqueologia Amazônica Eurico Miller (CAREM), a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), a FUNPAR, o Departamento de Artes (DARTES) e a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA).

Fonte - unir

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.