APÓS TRÊS DIAS SEMINÁRIO RURAL ENCERRA ATIVIDADES COM SUCESSO EM ALVORADA DO OESTE

Foram três dias intensos de 19 a 21 de outubro, com muitas atividades e informações preciosas para o pequeno produtor rural.
Quinta-Feira, 27 de Outubro de 2016 - 11:50

Foram três dias intensos de 19 a 21 de outubro, com muitas atividades e informações preciosas para o pequeno produtor rural. Após várias oficinas e palestras o agricultor voltou para o campo motivado a praticar o aprendizado para melhorar e agregar valores à produção.

Durante o Seminário Rural várias culturas receberam destaque na programação do evento, como a cafeicultura, pecuária de leite, piscicultura e o inhame. Para Desóstenes Nascimento os objetivos do seminário eram repassar conhecimento, técnicas de gestão, tecnologia e boas práticas de manejos e agropecuária, com muito trabalho os objetivos foram alcançados e melhor, superou a expectativa, “foi superada porque nós trabalhamos exatamente as prioridades locais, trabalhamos o café, o leite, a piscicultura também. Hoje trabalhamos a cultura que tem se tornado muito importante na região de Alvorada do Oeste, e realmente os produtores ficaram surpresos com o conhecimento recebido e saíram animados daqui”, citou o analista da Unidade Regional do Sebrae em Cacoal

Para o zootecnista Victor Paiva, falta para o pequeno produtor informação, a força de trabalho ele tem, ele acorda cedo trabalha e produz muito, mas faltam informações principalmente sobre gestão, “tudo começa pela gestão, pelo planejamento, o produtor não deve investir em nada sem antes saber de onde vem o dinheiro e para onde vai, porque senão ele vai se inviabilizar financeiramente e a propriedade toda”, citou Victor Paiva que ministrou palestra sobre gestão na propriedade rural.

Para o produtor de leite Antônio Fernandes Silva o seminário foi importantíssimo para a atividade agrícola na região, o encontro trouxe informações valiosas e agora é cada produtor fazer sua parte e melhorar a produção. “Tenho certeza que vou conseguir aplicar na minha propriedade o aprendizado que consegui no seminário, estive aqui nos três dias assisti várias palestras, participei de oficinas e acredito que todos que vieram voltam para casa felizes e motivados para continuar o trabalho”, disse o produtor. 

Mas, no terceiro dia do seminário, 21 de outubro, quem recebeu atenção foi o inhame, cultura muito forte na região de Alvorada do Oeste onde já é desenvolvido o trabalho de qualidade e incentivo ao plantio. “Isso faz com que a gente continue exportando o inhame do Estado de Rondônia e ganhando destaque a nível nacional, com isso beneficiando uma grande quantidade de produtores da região”, citou José de Arimatéia diretor técnico da Emater.

Foi esse destaque na produção de inhame que trouxe o pesquisador Almir Alves Dias a conhecer o cultivo da cultura em Rondônia. No seminário o pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco ministrou palestras aos técnicos da Emater e palestra aos produtores rurais, “os técnicos daqui não deixam nada a desejar, não devem nada ao restante do Brasil, já a produção de inhame precisa de alguns ajustes de modelo, com determinação de época de plantio e espaçamento, coisas que podem ser ajustadas, mas mesmo assim a região tem uma produção muito boa”, citou o pesquisador.

O Seminário Rural foi realizado pelo Sebrae e pelo Governo de Rondônia por intermédio da Suder, Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia convênio 044/PGE/2016, “com certeza foram dias de trabalhos intensos, onde os produtores foram os maiores beneficiados e assim melhoraremos nossas práticas de cultivo e a produção agrícola e com isso vamos levar maior qualidade para o nosso pequeno produtor” ressaltou Basílio Leandro de Oliveira Superintendente de Desenvolvimento de Rondônia. Cerca de 400 produtores participaram do evento durante os três dias. 

Fonte - Mário Antônio Veronese Varanda

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.