8° SARAU FILOSÓFICO: ‘ÉTICA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO’

No dia 22 (sábado), daremos início às 19h com uma vasta programação cultural, incluindo exposição de artistas plásticos, desenhos, artesanato, poesias, músicas, comidas, um bom vinho, rifas e prêmios e muito mais para você!
Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2016 - 17:41

Os Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Filosofia e as Coordenações de Extensão e do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia tem a alegria de convidar toda a comunidade para as atividades do 8° Sarau Filosófico: Prof. Raimundo Martins dos Santos. A edição deste ano aborda o tema “Ética e Alteridade na Educação” e vem com o lema: “Da sala de aula à sociedade: responsabilidade diante da face que me olha”. O evento acadêmico-cultural será realizado nos dias 21 e 22 outubro de 2016, das 19h às 23h, na Faculdade Católica de Rondônia.

Trata-se de mais um evento que visa congregar a FCR à comunidade acadêmica, aos alunos das escolas públicas e privadas de Porto Velho e à sociedade rondoniense em geral, a fim de contribuir para a formação reflexiva de todos e todas e fortalecer a luta em favor de uma educação ética, inclusiva e que valorize a alteridade e o respeito ao outro.

No dia 21 (sexta-feira), com início às 19h, teremos o colóquio filosófico (palestra) sobre o tema “Ética e Alteridade na Educação”, com o Prof. Dr. Vagner da Silva, que possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2002), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. E autor do livro “A educação pulsional de Nietzsche” (currículo completo). Além da palestra, teremos momentos culturais na abertura e no encerramento das atividades da sexta-feira.

No dia 22 (sábado), daremos início às 19h com uma vasta programação cultural, incluindo exposição de artistas plásticos, desenhos, artesanato, poesias, músicas, comidas, um bom vinho, rifas e prêmios e muito mais para você! Além de nossa tradicional homenagem, que neste ano homenageará o nosso querido Prof. Me. José Otacílio Leite.

Confira alguns dos músicos, poetas e artistas já confirmados.

Exposições Artísticas: Alunos da Escola Araújo Lima (sobre coordenação do acadêmico de Filosofia Bruno Cruz); convidadas: Gleyciane Prata e Nana Veiber.

Apresentações Musicais: os acadêmicos de Filosofia: Emmanuel Lugo, Diego Freitas, Jean Mazzochi; acadêmicos de Direito: Sidney Sobrinho; Jeflys James e Péricles Tôrres; convidado: Raoní.

Declamações de Poesias: acadêmicos de filosofia: Wesley Teixeira, Emmanuel Lugo e Prof. Renato Caetano; poetas e poetisas convidados/as: Elizeu Braga, Hectore Molino, Iago Souza, José Danilo Rangel, Luciana Rebouças, Marília Silveira de Galvão e Renato Gomez. Confirma mais abaixo a biografia dos poetas, artistas e músicos.

O evento será realizado das 19h às 23h nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no auditório e pátio interno do Campus da Faculdade Católica de Rondônia, que está localizado ao lado da Catedral, na Rua Gonçalves Dias, 290 – Centro. Contatos: (69) 3211-4500 / (69) 99209-3323.

Certificados de participação, de 4 ou 8h (participação nos dois dias), poderão ser solicitados em cada dia do evento mediante pagamento de taxa de R$ 10,00 (dez reais, que também visa ajudar na organização do evento).

Registramos nossos agradecimentos aos apoiadores do evento: Logos Colchões: A Razão do Conforto; Bessa e Silveira – Advogados; Livraria Paulinas; Refrigerantes Dydyo; Carvão Ouro Porto; Águas Minalinda; Funcultural: Fundação Cultural do Município de Porto Velho;

Promoção e Organização

Faculdade Católica de Rondônia

Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Filosofia

Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia

Coordenação Geral

Prof. Doutorando Renato Fernandes Caetano

Coordenador de Extensão e do Curso de Licenciatura em Filosofia

BIOGRAFIA DOS POETAS, MÚSICOS E ARTISTAS

EMMANUEL ABRAHAM LUGO NUNEZ

Natural de Santo Domingo, República Dominicana. Mimo pelas escolas Keile de León e Expression Mime, Técnico em Mecatrônica pelo Inst. Politécnico Dr. Fabio A. Mota. Foi religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (O.F.M. Cap.) por 5 anos. Atualmente acadêmico do Curso Licenciatura em Filosofa e Pós-graduando em Filosofa: Ensino da Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR).

WESLEY TEIXEIRA

Acadêmico de Filosofia, 23 anos, apaixonado por poesia desde pequeno, quando aprendeu a colocar em rimas as coisas que sentia. Gosta de escrever para falar o que sente e o que pensa acerca da vida e das pessoas que o rodeiam e acredita que a vida e tudo que existe é uma grande poesia... Colabora com a blog "Colegio de Literatos" (www.colegiodeliteratos.wordpress.com) e classificou-se no "Concurso Novos Poetas - Poesia Livre 2016" da editora Vivara com o texto "Diálogo com meus versos".

LUCIANA REBOUÇAS

A literatura sempre fez parte do universo que habitava. Começou a escrever desde muito cedo, mas foi na adolescência que a poesia tornou-se paixão. As publicações vieram aos poucos, primeiro um blog, depois outro, mas foi após participar da oficina de teatro da Unir em 2015, onde teve parte de seu texto inserido na peça, que a fez dedicar-se mais a divulgação de suas produções. No início de 2016 adotou “Garrida” como assinatura, não gosta de classificar como pseudônimo, mas o adotou por acreditar que a poesia deve ser mais importante do que a pessoa que escreve e desvincular o escritor do que está sendo dito fornece ao leitor uma maior liberdade. Hoje utiliza a página no Facebook e Instagram, com mais de três mil seguidores, como veículo de transmissão para suas publicações e interatividade com o público.

MARÍLIA SILVEIRA DE GALVÃO

Enfermeira, 31, apaixonada por poesia desde criança, usa o codinome Lila (apelido carinhoso dado por sua mãe), já participou do prêmio de poesia do SESC em 2012, ganhando menção honrosa pelo poema “Indiferença”; participa da pagina Lou-Cura, e tem projeto de lançar livro em 2017.

HECTORE MOLINO LUCHESI

Estudante do ensino médio e vestibulando de medicina, nascido em 7 de dezembro de 2000. Poeta desde os 12 anos de idade, fascinado por astronomia, pelo corpo humano e amante da literatura brasileira. Pretende viajar o Brasil e o mundo para conhecer o maior número de culturas diferentes possíveis.

JOSÉ DANILO RANGEL

José Danilo Rangel não gostava de poesia, até que um dia de 2006 inventou de escrever um soneto para a namorada, tanto escreveu como declamou. Depois daquela semana sobre o caderno e da declamação, entendeu algo que reorientaria seu destino: podia usar a poesia para se expressar. Nunca mais parou de escrever. Nascido no Ceará, em 1984, vive em Porto Velho - Rondônia, desde 1993, onde editou por dois anos a revista eletrônica de literatura Expressões e organizou o Sarau “Isso é Poesia?” e fez apresentações diversas como a Quarta Cult, no Espaço Pirata e mais recentemente, à convite do poeta Renato Gomez, Poemusic, acontecido no Gregos. Atualmente, desenvolve atividades culturais com o pessoal do Coletivo Devaneio e mantém o blog Poeta, Mas Nem Tanto e páginas em redes sociais. Link do blog: poetamasnemtanto.blogspot.com / Page: https://www.facebook.com/zedanilorangel/.

RENATO GOMEZ

Nascido em Santo André – SP, foi para Porto Velho – RO em 1997 e tornou-se Rondoniense de coração. Graduou-se em Letras Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia, onde atualmente é Mestrando em Estudos Literários, pesquisador da teoria dos estudos Pós-Coloniais, tendo como objeto de estudo o primeiro poema épico da Amazônia: a obra Muraida, de Henrique João Wilkens. Autor do ebook de poemas “Aliterações” (disponível para download gratuito em www.aliteracoes.com.br) e dos livros, também de poemas, “Entre o Concreto e o Abstrato” e “Versos Naturais” pela Editora Penalux e o do Cordel “O Mapinguari e a Matinta Perera”. Colaborou com o Capítulo “O autor sob a perspectiva de Walter Benjamin em Maciary, ou para além do encontro das águas, de Hélio Rocha” no livro Amazônia e Heterotopias da Editora CRV, coletânea de artigos de crítica literária do Mestrado em Estudos Literários.

ELIZEU BRAGA

É poeta, contador de histórias, ator e muito curioso. Nasceu em Tacoã, na beira do rio Madeira. Um dos idealizadores do projeto Arigóca, casa de leitura e memória que fica no bairro Arigolândia em Porto Velho. Em 2015 publicou o livro Cantigas. Em 2016 publicou o Mormaço.

IAGO SOUZA

Seus breves, porém, intensos, anos de escrita, o tornam promissor frente à nova safra de poetas e contistas marginais, Iago Souza se mostra competente no desenrolar de microcontos sujos e poesias, que carregam uma vivência existencialista de seus personagens e de si próprio. As convicções e o desafiar de demônios, fazem de Pierre Lamarque, Victor García e Ana Eliz, os seus próprios retratos na parede do quarto, quase autobiográficos. A incansável busca por sentido da vida, a prisão do próprio ser na liberdade que almeja ter, e o pandemônio político-social caótico, cercam a escrita e caracterizam a escrita de Iago Souza. [Mateus Chaves sobre Iago Souza]

RENATO FERNANDES CAETANO

Nascido em Sete Quedas, Mato Grosso do Sul, veio para Rondônia aos 6 anos de idade, sendo rondoniense de coração e vivência. É Licenciado em Filosofia (CEUCLAR), Mestre em Educação (UNIR), Doutorando em Antropologia Social (PPGAS – UFAM). Apaixonado pela natureza, em especial pelos rios, igarapé, igapós... Escreve poesias desde os 13 anos, porém só recentemente intensificou a escrita e arquivo de seus poemas. Influências: Clarice Lispector, Drummond, Sartre, Albert Camus, José Saramago, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Gabriel O Pensador, dentre outros. Possui uma página no Facebook intitulada “Cotidiano: Poesia é Comida”. Atualmente Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia.

GLEYCIANE PRATA (artista plástica)

Nascida em 1991, natural de Rio Branco-Acre, mas foi cerca dos 9 anos de idade que descobrir o desejo pela arte. Todos percebiam que eu tinha futuro. Por volta dos 12 anos de idade comecei a fazer curso para aprender técnicas, logo depois voltei p Rio Branco onde fiz outros cursos, onde o presidente da associação dos Artistas Plásticos do Acre me chamou para fazer parte da associação como artista, foi aí que comecei realmente a construir meu caminho... Logo depois de um tempo, com uns 17 anos vim morar em Porto Velho e comecei a me entrosar com os artistas locais para participar de concursos e exposições, assim sigo meus projetos...

Obras que serão expostas: “O Recanto do Beija-flor” (Pintura à acrílica, contemporânea, retrata a união entre o beija-flor e as flores, ou seja, conexão com a natureza). “As Jovens Africanas” (Pintura contemporânea, onde mostra que nem só de miséria vive a África, mas também a beleza da cultura africana). “Exército Brasileiro x Amazônia – Rondônia” (Retrata a força que temos ao falar em “Amazônia”, mostra que estamos juntos em uma só força, ou seja, “A união faz a força!”)

NANA VEIBER (artista plástica)

Estudante de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Estilo: pinturas em óleo sobre tela e acrílica.

Fonte - http://fcr.edu.br/

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.