ENCONTRO DAS TRABALHADORAS RURAIS DE CACOAL DEBATE IGUALDADE DE DIREITOS E MELHORIAS NO AMBIENTE RURAL

A meta é permitir que elas possam contribuir com a construção de políticas públicas para o campo
Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2016 - 15:22

Cerca de 100 mulheres participaram do Seminário de Políticas para Trabalhadoras Rurais em Cacoal, com o tema "Direitos a ter direitos". O Encontro foi promovido no último dia 13, na Câmara Municipal, pela Prefeitura de Cacoal através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, oferecendo palestras e debatendo maneiras de melhorar a vida rural. “A meta é permitir que elas possam contribuir com a construção de políticas públicas para o campo”, afirma a secretária de Assistência Social, Mirian Lacerda.

O poder público municipal com objetivo de sensibilizar sobre as políticas voltadas para as trabalhadoras rurais, no que se refere a assegurar os direitos delas, é responsável pela programação com palestras abordando temas voltados a orientar as mulheres sobre a importância da luta e preservação dos direitos estabelecidos; sensibilização e fortalecimento da agricultura familiar; importância da preservação contra a violência as mulheres trabalhadoras rurais; fortalecimento da participação das mulheres no desenvolvimento territorial; e, sobre o papel da trabalhadora rural na sociedade.

Não tem como pensar em implementar políticas de desenvolvimento rural sustentável se as mulheres não estiverem efetivamente contempladas. Precisamos ouvir primeiramente essas mulheres. Saber sobre seus anseios e buscar melhorias pois não há ninguém melhor que elas para saber onde há falhas e nos indicar os pontos a serem trabalhados. Se as mulheres tivessem, de fato, espaço elas não aceitariam que a agricultura fosse tão danosa ao meio ambiente”, conclui Mirian.

Fonte - Imprensa PMC Cacoal

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.