AVALIA플O DO CONSELHO DE ADMINISTRA플O DE UMA EMPRESA FAMILIAR

Todo gestor sabe - ou deveria saber - que o Conselho de Administra豫o fundamental para uma gesto eficiente da empresa
Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2016 - 11:41

Todo gestor sabe - ou deveria saber - que o Conselho de Administração é fundamental para uma gestão eficiente da empresa por motivos como:

- Contribuição do órgão na complementaridade da gestão da empresa e

- Direcionamento estratégico de médio e longo prazos.

Assim, avaliar o seu desempenho é papel chave para que essas contribuições do Conselho de Administração sigam eficientes no cotidiano da empresa familiar. A avaliação, que até então não estava tão presente nas práticas das companhias, já começa a ser mais frequente na avaliação de Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares:

"Esta é uma prática relativamente nova nas empresas brasileiras. Tão importante quanto avaliar o desempenho da diretoria executiva é a avaliação de desempenho do conselho de administração. Nesta avaliação os acionistas conseguem perfeitamente identificar as reais contribuições do conselho para a melhoria da gestão e valorização da empresa além do seu papel na vigilância dos riscos corporativos os quais a empresa está sujeita."

Realidade X Expectativa

A análise entre o que era esperado e o que está acontecendo de verdade passa por várias etapas. Valério explica que inicialmente é feita a avaliação dos principais objetivos empresariais desejados pelos acionistas e também das expectativas de capital. Com base nestas informações o processo de avaliação é iniciado possibilitando a compreensão do que era esperado e a real performance.

A falta de conhecimento de que existe a necessidade de se avaliar este Conselho pode ser prejudicial para a empresa familiar. Eduardo entende que não realizar tal avaliação poderá gerar a falsa percepção de que o conselho está atendendo às expectativas dos acionistas e da gestão sem realmente haver indicadores que a comprovem.

"Existem várias metodologias e ferramentas para essa avaliação que compreendem deste um amplo questionário até um software específico para avaliação e comparação da performance. Hoje é possível conseguir estas informações e, a partir delas tomar decisões mais precisas com base em dados palpáveis" finaliza Eduardo.

Sobre Eduardo Valério

Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Fonte - Assessoria de Imprensa kakoi

Comentrios

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.