INFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM - Por José de Arimatéa dos Santos

Vivemos em um mundo tecnológico onde os acontecimentos são compartilhados automaticamente nas diversas redes sociais existentes.
Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2016 - 08:59

Vivemos em um mundo tecnológico onde os acontecimentos são compartilhados automaticamente nas diversas redes sociais existentes. Há quem resista a essa avalanche de informações que a internet instantaneamente nos oferece e procura passar ao largo dessas redes sociais. De tudo se encontra nesse mundo contemporâneo que é a internet. O importante é caminhar, ou melhor, navegar pelo lado bom dessas várias ferramentas disponíveis.

A internet ajuda o estudante e o cidadão que procuram se informar, estudar e encontrar os vários caminhos para aprender mais. O cabedal de informações é tanto que definitivamente encerrou a carreira daquele vendedor de livros porta a porta e nas escolas. Lembro-me que nos anos 80 quando cursava o ensino médio e os professores passavam os temas de pesquisa, ia até a biblioteca da escola e passava horas folheando enciclopédias gigantes a pesquisar. Trabalho árduo e ao mesmo tempo prazeroso quando tínhamos condições de encontrar ao menos um pouco dos temas e a partir deles escrever o trabalho.

Hoje evoluímos tanto que o simples celular mais do que nunca facilita a pesquisa na procura de temas e a grande variedade de opções que aparecem na tela para a feitura dos trabalhos escolares. A vantagem dos nossos dias é que as informações “borbulham” numa velocidade estonteante. Cabe ao estudante e a nós amantes do conhecimento se aprofundar nos estudos. E ainda melhorar a qualidade na leitura e o mais importante saber filtrar o que interessa.

Não desmereço de maneira nenhuma, longe de mim, as redes sociais e sua grandiosa importância no encontro, mesmo que tecnologicamente. Amigos que moram em regiões e países diferentes. A internet diminui as distâncias, contudo é mais importante o encontro físico no dia a dia, seja no trabalho ou nas relações sociais. Que as redes sociais sejam ferramentas que complementem o mais importante que é o contato e a troca de ideias numa perspectiva de informação e ao mesmo de aprendizagem, além do debate em alto nível.

Fonte - osé de Arimatéa dos Santos

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.