SÉRIE ‘PLANO DE TRABALHO’: CONHEÇA A PROPOSTA DE GOVERNO DE RIBAMAR ARAÚJO (PR)

Suas diretrizes foram divididas em Educação, Saúde, Valorização do servidor público, Economia e desenvolvimento sustentável, Esporte e Cultura, Habitação, Infraestrutura e Logística, Turismo, Agricultura, Administração Pública, Terceiro Setor Urbanização e Meio-Ambiente, Segurança Pública e Transporte.
Terça-Feira, 13 de Setembro de 2016 - 10:55

Durante essa semana, o News Rondônia publica uma série de reportagens sobre as propostas e planos de governo dos candidatos à prefeitura de Porto Velho. Mediante sorteio realizado por nossa editoria, as sete chapas ou partidos majoritários terão seus espaços garantidos e dias definidos como prega a democracia.

Hoje (13) você conhece o plano de governo do candidato, Ribamar Araújo (PR). Ele, que é da coligação “Para Orgulhar Porto Velho”, resumiu suas propostas em apenas 04 páginas. Comparando aos demais candidatos, Ribamar foi mais resumido na hora de colocar no papel suas promessas de governo.

Suas diretrizes foram divididas em Educação, Saúde, Valorização do servidor público, Economia e desenvolvimento sustentável, Esporte e Cultura, Habitação, Infraestrutura e Logística, Turismo, Agricultura, Administração Pública, Terceiro Setor Urbanização e Meio-Ambiente, Segurança Pública e Transporte. Confira:

Educação - Adotar metodologias de ensino semelhante ao dos países com melhor desempenho em educação a fim de elevar a qualidade do ensino municipal, tornando Porto Velho referência nacional em educação básica dentro dos próximos quatro anos;  Estudar e colocar em prática meios de valorizar a remuneração dos professores e dos demais profissionais da categoria.

Saúde - Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada; Implementar com rigor e excelência os Programas de Saúde da Família, em parceria com a comunidade acadêmica, para levar atendimento médico social diretamente na casa dos cidadãos, especialmente às residências da população de baixa renda.

Valorização do Servidor Público - Desenvolver de um estudo para implantar PCCR para categoria com especialidades na área da saúde e educação a serem analisadas, além do aumento do abono salarial para os efetivos de nível médio e a integração do benefício ao piso salarial; Criar a carreira de Gestor de Políticas Públicas, em nível superior, conferindo maior qualidade ao quadro técnico da Prefeitura e protegendo os principais projetos da Administração Pública, assegurando a continuidade dos mesmos, independente de variáveis políticas-partidárias; Estimular a qualificação dos servidores públicos e criar mecanismos que valorizem a meritocracia nos diversos órgãos da administração pública.

Economia e Desenvolvimento Sustentável - Realizar planejamento de reconhecimento para um desenvolvimento sustentável satisfatório e consciente dos recursos do município, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, procurando harmonizar os objetivos de desenvolvimento econômico, social e a conservação ambiental; Contribuir para a criação e formalização de micro empresas; Estimular o desenvolvimento de startups em Porto Velho; Estimular a exploração da economia criativa; Estimular atividades econômicas do calendário de eventos de Porto Velho; Preparar Porto Velho para transformar-se num importante entreposto comercial da região do Brasil central, atraindo investimentos para desenvolver o potencial econômico do município; Buscar parcerias com instituições representativas; Estimular a qualificação e a requalificação da população com vistas às novas ocupações profissionais; Desenvolver a economia sustentável e criativa aproveitando melhor os recursos, competências e empreendedores locais.

Esporte e Cultura - Estimular as atividades e expressões culturais  de modo a fomentar o turismo local, gerando emprego e renda; Auxiliar artistas e esportistas locais no desenvolvimento de projetos para captação de recursos junto aos entes públicos, iniciativa privada e terceiro setor; Apoio às associações folclóricas de Porto Velho e às diversas expressões culturais de modo a torna-las sustentáveis e estimulando a economia local.

Habitação, Infraestrutura e Logística - Acompanhar e assessorar a aplicação dos recursos, apresentando sugestões no investimento; Favorecer juntamente com parcerias públicas investimento atrelado à promoção e implementação de programas para construções de moradias e a melhoria das condições habitacionais como também de saneamento básico; Fazer valer a Lei Federal 11.888/2008 que trata da Assistência Técnica Pública e Gratuita na área da Engenharia, Arquitetura, Agronomia- Sistema CONFEA/CREA e CAU em parceria com as entidades e universidade de engenharia, como forma de dar continuidade ao programa de regularização fundiária.

Turismo - Qualificar e promover o ecoturismo, turismo de lazer em praças e as belezas naturais e divulgar os atrativos de Porto Velho para as cidades do interior do Estado e também em nível internacional.

Agricultura - Construir e implementar o programa agrícola municipal, envolvendo: a implantação e consolidação de infraestrutura, água potável, recolhimento de lixo, apoio ao produtor, política de preço, disponibilização de comunicação rural, apoiar a cadeia produtiva no meio rural e familiar, disponibilização de saúde e educação para todos; implantar o programa de agricultura sustentável e agroecologia; Recuperação das estradas vicinais para estimular e incentivar a produção local, realizar a compra direta do produtor rural para abastecer a merenda escolar.

Terceiro Setor - Estimular as ações desenvolvidas por associações, ong’s e fundações de modo a melhorar a prestação de serviços à população em áreas que a Prefeitura tiver acentuadas limitações.

Administração Pública - Apresentar modificações para que possa obter qualidade nos serviços prestados à sociedade, a começar pela análise, acompanhamento e controle na gestão, com o objetivo de atender a coletividade e zelar pelo patrimônio público, desta forma evitar desequilíbrios nas finanças públicas; Praticar gestão inovadora e descentralizada; Expandir a divulgação dos atos administrativos de forma a promover maior interação entre o Município e a sociedade.

Urbanização e Meio-Ambiente - Revitalizar e implantar áreas verdes, principalmente nas vias de acesso ao município; Criar e implementar áreas de conservação, programas, normas e ações para conservação do meio ambiente; Implantar projeto de gerenciamento de resíduos, executando ações práticas de coleta seletiva; Aumentar o número de lixeiras e restaurar as já existentes.

Segurança Pública - Integrar, divulgar, educar e modernizar as ações municipais de segurança pública de forma transparente, participativa, visando garantir qualidade de vida no combate ao crime pelo uso de drogas, violência no trânsito, violência contra a mulher, menor infrator, conselho tutelar e estruturação da guarda municipal.

Transporte - Garantir qualidade no transporte público coletivo com preços acessíveis; Assegurar o transporte escolar urbano e rural; Assegurar o transporte escolar para deficientes; Realizar estudos de viabilidade da implantação do “Passe Livre” para estudantes; Extinguir a política de multas no trânsito e dar prioridade à educação dos motoristas e pedestres para que Porto Velho tenha um trânsito melhor e mais seguro.

Os planos de governo de todos os candidatos estão disponíveis no Sistema de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand2016) do Tribunal Superior Eleitoral, a qual pautamos essa série.

Fonte - NewsRondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.