MISSÃO BUSCA BOAS PRÁTICAS DE INCUBADORAS DE EMPRESAS E STARTUPS PARA RONDÔNIA

Diretores do Sistema Indústria em Rondônia, da Suder e do Sebrae participam de missão para conhecer o modelo adotado no Paraná e em Santa Catarina.
Segunda-Feira, 08 de Agosto de 2016 - 14:59

O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, liderou na última semana uma missão de busca de boas práticas nos estados do Paraná e Santa Catarina. O objetivo foi conhecer os Observatórios, os modelos de incubadora de empresas e os trabalhos realizados com startups nesses estados, tidos como referência para o país. O objetivo é replicar em terras rondonienses o que está dando certo nessas regiões.

Participaram da comitiva os diretores de entidades como o Sesi, Senai e IEL, além de representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), acompanhados dos diretores do Sebrae, Valdemar Camata Júnior, Samuel de Almeida e Carlos Berti Niemeyer.

A equipe visitou as sedes da Federação das Indústrias dos dois estados (Fiep/Fiesc), para conhecer melhor todo o trabalho dos Observatórios de cada entidade. O Observatório é uma estrutura física e de software que permite a prospecção de informações empresariais em bases nacionais e internacionais, visando novos mercados, a difusão de novas tecnologias e o desenvolvimento industrial sustentável das empresas.

No Paraná o grupo ainda conheceu a incubadora gerenciada pela Fiep e o trabalho do Sebrae/PR com as startups paranaenses. Em Santa Catarina foram visitados um dos parques tecnológicos de Florianópolis, a primeira incubadora de empresas do Brasil (iniciada a mais de 30 anos) e o trabalho realizado pelo Sebrae/SC no setor de indústrias e startups.

“O Sul e o Sudeste do país hoje são exemplos de organização para o crescimento mútuo dos pequenos negócios. Viemos aqui ver de perto o que está dando certo, conhecer essas boas práticas e ofertar isso ao estado de Rondônia. Vimos bons exemplos que podem alavancar ainda mais a economia rondoniense”, argumentou Camata.

Entre outros objetivos, os diretores buscaram conhecer melhor a atuação das entidades com as startups. O Sebrae molda em Rondônia um modelo de atendimento a essas empresas que têm a inovação como foco. A ideia é um espaço colaborativo e propício para crescer, a abertura de mercados e de investimentos.

Startup Day

No próximo dia 22 de setembro, Rondônia participará do evento nacional criado pelo Sebrae e batizado de Startup Day. Será um dia inteiro de palestras, painéis e casos de sucesso, com a participação de três grandes nomes do segmento no país: Rafael Ribeiro da ABStartups, Anderson de Andrade da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), além de Marcos Medeiros da Startup Weekend.

Para mais informações sobre as soluções do Sebrae em Rondônia basta acessar o portal www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800.

Fonte - Denis Pinto De Farias

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.