OBRAS DE COMPENSAÇÃO SOCIAL CONTRIBUEM PARA PREMIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM CONGRESSO NACIONAL

Usina investiu mais de R$ 700 mil em Programa de Educação, Saúde e Mobilização Social
Segunda-Feira, 25 de Julho de 2016 - 11:54

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Porto Velho foi premiada com medalha de honra ao mérito no eixo controle social pela iniciativa Pré-Conferências de Saúde com o trabalho intitulado “Avaliação da Estratégia Saúde da Família e do Programa Mais Médicos da Área Rural”. A premiação aconteceu durante o XXXII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado no mês de junho em Fortaleza (CE). Esse destaque também é fruto de uma parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, que já investiu R$ 750 mil em obras do Programa de Compensação Social para incrementar o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social do Município de Porto Velho.

De acordo com a Coordenadora de Socioeconomia da ESBR, responsável pelo Programa de Saúde Pública desenvolvido pela empresa, Juliana Oliveira, com as reformas e as construções das unidades de saúde na área rural, a Usina Jirau dobrou a capacidade de atendimento dessas unidades. “Com a chegada dos recursos federais do Programa Mais Médicos na área rural, as unidades já estavam prontas para receber os médicos alocados. Isso resultou no aumento do número de atendimentos, consultas, exames e, consequentemente, na melhoria da saúde preventiva e corretiva dos moradores dessas comunidades”, enfatiza Juliana. A ESBR ainda mantém o Plano de Educação e Saúde que apoia ações de capacitação profissional e campanhas em todo o Município. O trabalho apresentado no congresso pela equipe da SEMUSA contou com profissionais envolvidos pelo programa, além da impressão de materiais para campanhas, como banners.

Para a ESBR, o reconhecimento dos trabalhos realizados pela SEMUSA, em parceria com a Usina Jirau, é fruto do cumprimento de seu dever com o meio ambiente e com a responsabilidade social. “As pessoas estão tendo acesso à saúde. E isso é o mais importante, além do empreendimento também contribuir com a sustentabilidade dessas ações, por meio das capacitações com os profissionais das localidades”, destaca o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto.

Outras ações no âmbito da saúde estão em andamento, como a construção de três Pontos de Atendimento da Malária em área rural, reforma do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) e a conclusão do projeto para a construção do auditório da SEMUSA, em Porto Velho. 

Fonte - Usina Hidrelétrica Jirau

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.