ALUNA TRANSEXUAL SERÁ NOME DE TURMA EM FACULDADE DO RECIFE

A jovem diz que o reconhecimento é uma conquista não só pessoal como de toda a comunidade LGBTI.
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2016 - 14:35

A universitária Robeyoncé Lima, de 27 anos, foi a primeira transexual aprovada em um exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco, em fevereiro deste ano. E agora uma turma de formandos da instituição receberá o nome da jovem.

A reportagem do g1 conta que Robeyoncé vai se formar com os colegas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que elegeram seu nome para identificar todo o grupo.

A jovem diz que o reconhecimento é uma conquista não só pessoal como de toda a comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexuais). “Quero ajudar meus amigos e minhas amigas, fazer valer nosso direito que está sendo violado. Isso (a eleição do nome dela) mostra que a turma está tomando um posicionamento”, afirma.

Robeyoncé relata que desde pequena sabia que era mulher, mas só assumiu a identidade depois que entrou na universidade. A jovem acredita que as discussões sobre o tema no meio acadêmico a ajudaram no processo de autoafirmação.

“O ambiente foi favorável. Eu digo que é um privilégio, porque nem todo mundo tem oportunidade de estar em um ambiente desses. Quando você está em um ambiente negativo, você tem dificuldade de se aceitar. Na minha infância e adolescência, foi assim. Você é constantemente julgada. Se você não tem uma personalidade forte, você entrega os pontos, e isso pode te levar até a um suicídio”, relata.

A publicação conta ainda que, no ano passado, a universitária conseguiu mudar de nome em todos os registros da instituição onde estuda e da Justiça Federal, onde estagia. A jovem está esperando autorização judicial para corrigir os documentos pessoais. “Na carteira de estudante, já está certo. Eu sempre tento usar ela para não ter que apresentar a identidade. Eu fico envergonhada”, explica.

Fonte - noticias ao minuto

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.