RECEITA FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM FACULDADE E REDUZ O TEMPO DE ESPERA NO ATENDIMENTO PRESENCIAL NA CAPITAL

O ato é hoje, às 10h45, no campus da FARO na BR 364
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2016 - 08:53

A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho firma hoje, 14/7, às 10h45, Termo de Cooperação Técnica com a FARO – Faculdade de Rondônia, e instala o primeiro NAF-Núcleo de Apoio Contábil e Fiscalna Capital. Com isso, o chamado Autoatendimento Orientado vai ser expandido e instalado noutros locais da Cidade, viabilizando o acesso aos serviços da Receita Federal em sua página na Internet com ajuda de acadêmicos treinados. O ato é no campus da Faculdade, no km 6,5, da BR-364,

O que é NAF

Segundo a Receita, oNAF é um projeto desenvolvido pela Instituição em parceria com instituições de ensino superior que oferecem graduação em Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, proporcionandoaos universitários formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres relativos à tributação. Hoje há centenas de NAF’s no País.

A Receita Federal participa da qualificação do futuro profissional apoiando a Faculdade ou Universidade, que oferece ao acadêmico aprendizado prático com geração de conhecimento sobre as obrigações tributárias, por meio de discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas às Unidades do Fisco Federal.

A Receita também capacita, gratuitamente, os estudantes universitários para a orientação contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Por exemplo, há época da entrega da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física-DIRPF, os alunos do NAF fazem plantões nas suas instituições e prestam atendimento, sem custos,aos cidadãos, sob supervisão de um professor da própria faculdade.

E após a entrega, há acompanhamento do processamento da declaração, “malha fina”, autorregularização, consulta à restituição, impressão da quota para pagamento do IRPF, dentre outros assuntos.

O Delgado da Receita Federal em Porto Velho ressalta os benefícios da parceria. “Com o NAF, todos ganham. Os acadêmicos recebem treinamentos práticos e dão assistência às pessoas de baixa renda. E quem realmente precisa ir à Receita espera menos para ser atendido, visto que o NAF estimula a busca dos serviços disponíveis na Internet”, diz Michel Lopes Teodoro.

Fonte - Francisco Pinto de Souza

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.