INCENTIVO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS AJUDA MONTE NEGRO

Monte Negro é um município da região do Vale do Jamari com apenas 14 mil habitantes e distante do principal eixo econômico de Rondônia.
Terça-Feira, 12 de Julho de 2016 - 17:40

Monte Negro é um município da região do Vale do Jamari com apenas 14 mil habitantes e distante do principal eixo econômico de Rondônia, a BR-364. Em tempos difíceis para a economia brasileira, um cenário ruim para empreender. Mas, com o incentivo aos pequenos negócios a cidade mantém seu comércio aquecido.

Na Sala do Empreendedor do Sebrae, espaço desenvolvido para ajudar donos de pequenos negócios a ter melhores resultados em suas atividades, o movimento é intenso. Diones Pereira, 26 anos, procurou a ajuda da equipe da Sala para formalizar o negócio de conserto de celulares. “Quero abrir a minha própria empresa para poder atender melhor meus clientes e também trabalhar com venda de celulares”, explica o empreendedor.

A abertura de novas empresas na cidade ajuda o município a arrecadar mais impostos e reverter esses tributos em benefícios para a comunidade. Os novos negócios iniciados em Monte Negro também evitam que os moradores deixem a cidade para fazer suas compras em municípios maiores. “Estamos conseguindo manter o comércio da cidade aquecido através dos pequenos negócios. Evitamos assim que o dinheiro gerado pela agricultura seja gasto em outros municípios”, lembra a agente de desenvolvimento local do Sebrae, Marilene Cristian.

Com a ajuda da sala, criada em parceria com a prefeitura da cidade, Diones já sonha com o progresso da empresa recém-formalizada. “O meu sonho é ampliar aos poucos e ser uma referência na assistência e na venda de produtos eletrônicos”, revela.

Agricultura familiar

Outro ponto forte de Monte Negro é a agricultura familiar. O município é essencialmente agrícola, e os moradores descobriram que a industrialização dos produtos do campo pode aumentar sua renda.

Vanessa Oliveira, 28 anos, passou a aproveitar o que se produzia na propriedade da família. Uniu matéria-prima própria com receitas de doce da família. Hoje tem uma fábrica com 35 variedades de iguarias à base de doce de leite, geleias de frutas e cacau em barras, carro-chefe de sua agroindústria.

A empreendedora rural não esconde a felicidade de ter iniciado a atividade comercial. “A gente aproveita tudo o que se produz no sítio e já estamos comprando frutas dos vizinhos para abastecer a nossa demanda de produção. A aceitação do produto é ótima, e estamos melhorando a vida da nossa família”, lembra.

A Sala do Empreendedor de Monte Negro funciona em horário comercial e está à disposição para a formalização de empreendedores, assim como para oferecer informações sobre gestão de negócios, a agenda do Sebrae para a região e demais orientações.

Para saber mais informações sobre as Salas do Empreendedor em todo o estado, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para o telefone 0800 570 0800.

Fonte - assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.