REITORIA E COORDENADOR DA BANCADA FEDERAL DE RONDÔNIA DISCUTEM ASSUNTOS RELACIONADOS À UNIR

Na pauta também foi apresentada a necessidade de nomeação definitiva do novo reitor da UNIR.
Quinta-Feira, 07 de Julho de 2016 - 16:00

A Administração Superior da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizou na segunda-feira, 4, no gabinete da Reitoria, uma reunião com o coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado federal Nilton Capixaba (PTB), para tratar de assuntos referentes ao desempenho das atividades da Universidade.

Na reunião, discutiu-se o restabelecimento das bolsas de pró-internato do curso de Medicina, questões referentes ao orçamento da UNIR previsto para 2016 e o contingenciamento de verbas feito pelo governo federal. Na pauta também foi apresentada a necessidade de nomeação definitiva do novo reitor da UNIR.

A chefe do Departamento do curso de Medicina, professora doutora Ana Lúcia Escobar, apresentou a demanda referente ao corte de bolsas de preceptoria realizado pelo MEC este ano. Preceptores são médicos a serviço do Município e do Estado que recebem os alunos do 5º e do 6º anos de Medicina da UNIR nas unidades de saúde para orientá-los no estágio, realizado no Hospital de Base, no Cemetron, no Pronto Socorro João Paulo II, nas UPAs, na Maternidade Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde. O internato é uma disciplina obrigatória e essencial para a conclusão do curso.

Conforme explicou Escobar, o programa de incentivo à preceptoria dos internatos, ou pró-internatos, foi criado em 2014, através de uma portaria conjunta emitida pelos Ministérios da Saúde e da Educação. O programa estabelecia o pagamento de 50 bolsas para cada uma das 17 universidades que não possuíam Hospital Universitário (HU), entre elas a UNIR. O prazo de validade dessa portaria era fevereiro de 2016, mas havia a expectativa de renovação porque todas as universidades federais permaneceram na mesma condição, ou seja, sem hospitais próprios.

Fonte - Ascom UNIR

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.