PROJETO DO DIA DE COOPERAR OFERECE UMA NOVA CHANCE A DETENTOS DE PORTO VELHO/RO

Centenas de apenados passaram pelo projeto, nos últimos anos e realizaram atividades que vão desde a pintura de quadros à tapeçaria. O carro chefe do programa é a reciclagem de pneus que são transformados em cadeiras, vasos, mesas e outros utensílios.
Quinta-Feira, 30 de Junho de 2016 - 11:44

Para alguns, a vida atrás das grades representa o fim, o anonimato, a discriminação e a desconfiança. No entanto, uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Desenvolvimento da Amazônia (COOTAMA) mostra que o futuro do encarcerado pode ser transformado através de ações socioeducativas.

Durante todo o ano, acontecerá nos presídios Urso Branco e Enio Pinheiro, em Porto Velho-RO, uma ação de transformação social realizada pela Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Desenvolvimento da Amazonia (COOTAMA). Serão oferecidas diversas atividades para incentivar a reutilização de material reciclado.

Com o apoio do Sistema OCB/RO, a COOTAMA desenvolve, desde 2005, dentro dos presídios de Porto Velho, o "Projeto 3R". O nome foi escolhido em razão dos três pilares da campanha: ressocializar, reciclar e reutilizar. Os detentos participam de atividades que têm como objetivo a qualificação para voltar ao convívio na sociedade. O trabalho já passou pelas unidades prisionais Urso Branco, Vale do Guaporé, Presídio Provisório Feminino e Aruana.

Centenas de apenados passaram pelo projeto, nos últimos anos e realizaram atividades que vão desde a pintura de quadros à tapeçaria. O carro chefe do programa é a reciclagem de pneus que são transformados em cadeiras, vasos, mesas e outros utensílios. Nas aulas de artesanato, os participantes aprendem a confecção de tapetes, cortinas e objetos de decoração.

Os cursos duram, em média, três meses e após a conclusão, alguns alunos são convocados a trabalharem no projeto como mentores de outras turmas. Os escolhidos ainda são beneficiados com uma bolsa do governo no valor de R$ 800 reais.

A ação faz parte do Dia de Cooperar, também chamado "Dia C", movimento de voluntariado que conta com a adesão de diversas cooperativas em todo o país. À frente do "Projeto 3R", estão a presidente da COOTAMA, Dulce Gonçalves Braga. A cooperativa fornece os instrutores e toda a infraestrutura para a realização das atividades. Para participar, o detento tem que atender a alguns pré-requisitos.

O presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, diz que o "Projeto 3R" é uma iniciativa digna de aplausos. “Estamos dando a chance para quem cometeu um erro pagar a pena e ser útil à sociedade. Nós continuaremos a apoiar esse projeto para que continue fazendo esse favor para a sociedade rondoniense”, garante.

Sobre o Dia C

A campanha Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras (idealizadoras e mantenedoras dos projetos), que conta com apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias no país.

Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Sistema OCB/RO - formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Rondônia e  pelo Sescoop/RO.

** Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Fonte - Vanessa Silva

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.