SECRETÁRIO DESTACA BENEFÍCIOS Á POPULAÇÃO COM O ADVENTO DA 4ª SENA

A ideia é proporcionar esses benefícios, inclusive os de cunho culturais a exemplo de shows artísticos e cinema nas escolas.
Quarta-Feira, 15 de Junho de 2016 - 11:19

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Benício, destacou os principais benefícios à população com o advento da 4ª Semana Nós Ambiente (SENA) a ser realizada no período de 25 de junho a 1 de julho em Porto Velho. Dentre os mais esperados pelo público está a inauguração do Memorial do Soldado da Borracha no Parque Circuito, o qual vem sendo construído em parceria com o Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia (Sindsbor) e recebendo apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur).

Em relação aos cadeirantes e demais pessoas com limitações físicas, disse que a passarela de acessibilidade já conta com 120 metros de construção no Parque Natural a fim de possibilitar que esse público tenha acesso a trilha e possa entrar no meio da floresta contemplando um pedaço do bioma amazônico. Também está bem adiantado o prédio da Universidade Livre do Meio Ambiente (ULMA), a qual sediará os cursos de formação e o viveiro que conta praticamente com 95% da reforma concluída.

Por outro lado, disse que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) decidiu e aguarda a compensação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio para a instalação dos móveis do museu a fim de garantir uma melhor exposição do acervo biológico do Parque Natural. Inclusive, novos equipamentos de vigilância e fiscalização estão sendo adquiridos a exemplo de câmera trap para biomonitoramento, drone e mais um veículo com materiais de resgate de manipulação de fauna, além de colocar o arborismo em funcionamento.

A ideia é proporcionar esses benefícios, inclusive os de cunho culturais a exemplo de shows artísticos e cinema nas escolas. Embora a conclusão da parte do museu dependa mais da execução da Santo Antônio Energia, mas será uma conquista relacionada à 4ª SENA. No entanto, no que cabe a Sema todos os esforços estão sendo feitos. Com relação ao uso da madeira doada pelo IBAMA, disse que parte está sendo usada na trilha, outra foi doada para os atingidos pela enchente e em construção de pontes em bairros da capital que foram afetados pela cheia de 2014, além de uma doação para pequenos agricultores familiares.

Em seu entendimento, com a assinatura pelo prefeito Mauro Nazif do Decreto que versa sobre o comitê Técnico e a reunião da Política de Congelamento de Núcleos Habitacionais com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) coloca a capital na vanguarda. “A gente vai instituir nesse evento o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas e o Comitê Técnico Científico que já é o passo de implantação das Políticas de Mudanças Climáticas que aprovamos em 2015, então com essas duas instâncias começaremos de fato a implementar mudanças de políticas climáticas no município de Porto Velho” concluiu.

Fonte - prefeituraportovelho

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.