PREFEITURA ORGANIZA E APOIA CIRCUITO JUNINO EM PORTO VELHO

“A prefeitura está contribuindo para aperfeiçoar esses eventos, que vão gerar outros produtos. Isso dá respaldo, reconhecimento e fortalece o cenário cultural em nossa cidade, que pode se transformar em atrações turísticas”, destacou o representante da Funcultural.
Sabado, 11 de Junho de 2016 - 09:57

 A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do Município (Funcultural), organizou o Circuito Junino que iniciou no dia 27 de maio e está sendo realizado por diversas entidades ligadas a cultura e ao folclore. O apoio da gestão municipal com estrutura de som, palco, iluminação, banheiros químicos e arquibancadas fica entre R$ 40 e R$ 80 mil, dependendo do que é necessário para cada evento.

Conforme o diretor do departamento de arte e cultura da Funcultural, Flamarion Jackson Farias, serão realizados 27 arrais, sendo 19 comunitários e oito de grande porte. Ele explica que arraial comunitário é todo aquele com menos de dez anos de existência ininterruptos e com duração inferior a dez dias. “Os demais são todos de grande porte”, completou.

Entre os eventos comunitários, Farias cita o Arraial de Santo Antônio, com 70 anos, o Festival Folclórico de Nazaré (baixo Madeira), com 50 anos e o Leilão do seu Romão, com 45 anos de existência. “São os mais tradicionais do Município”, disse. Flor do Cacto e Comunidade do Sertão, ambos com 19 anos, e o Arraial da Afa, com 12, são os mais antigos entre os de grande porte.

Organizar o Circuito Junino e apoiar as entidades com as principais estruturas para diminuir os custos, segundo Farias, faz parte da política de gestão do prefeito Mauro Nazif para fomentar e fortalecer os produtores culturais e as demandas já existentes. “A prefeitura está contribuindo para aperfeiçoar esses eventos, que vão gerar outros produtos. Isso dá respaldo, reconhecimento e fortalece o cenário cultural em nossa cidade, que pode se transformar em atrações turísticas”, destacou o representante da Funcultural.

Farias ainda mencionou o fato de que, ao apoiar as entidades que trabalham com a cultura, a prefeitura também fomenta a economia e geração de renda aos vendedores ambulantes, às empresas e aos profissionais que atuam na montagem das estruturas que são disponibilizadas.

Eventos deste final de semana

Arraial Flor do Abobrão, até 12 de junho, no campo Abobrão, Cohab Floresta, zona Sul

V arraial Unido do Morro, dias 10 e 11 de junho, Rua Araucária, em frente a Escola Nacional

10º Arraialeste, de 10 a 19 de junho, no campo de futebol do bairro JK, zona Leste

70º Arraial de Santo Antônio, dias 12 e 13 de junho, na comunidade de Santo Antônio

Fonte - PMA

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.