I MOSTRA DE CINEMA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS COMEÇA NESTA QUINTA NO CAMPOS DA UNIR EM VILHENA

O evento começa nesta quinta-feira (2) e vai até a próxima sexta (10).
Quinta-Feira, 02 de Junho de 2016 - 15:40

Seis filmes integram a programação da I Mostra de Cinema, Educação e Direitos Humanos. O evento começa nesta quinta-feira (2) e vai até a próxima sexta (10), no Auditório do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com entrada gratuita e recursos como audiodescrição, legendas e interpretação em Língua Brasileira de Sinais.

O documentário “Por que temos esperança”, de Susanna Lira, que aborda o tema do registro civil de nascimento, será exibido na abertura da Mostra hoje às 19h. O filme mostra a jornada de uma mulher pernambucana pelos presídios de Recife, em Pernambuco, com a intenção que pais reconheçam seus filhos. Após a exibição haverá debate com a psicóloga Melissa Marques de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e com o advogado Fernando Penafiel.

Na sexta-feira (3): também às 19h, haverá a projeção do documentário “Félix, o herói da Barra”, de Edson Fogaça, que trata do direito da população afrodescendente a partir da história da comunidade de quilombolas de Barra de Aroeira, no Tocantins. A sessão terá a participação da professora Maristela Abadia Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, e do professor Ivanor Luiz Guarnieri, do Departamento de Ciências da Educação da Unir.

No sábado (4): às 16h, ocorrerá a exibição do documentário “500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina”, de Alexandre Valenti, que discute o direito à memória e à verdade. O filme mostra a luta do grupo “Avós da Praça de Maio” para localizar 500 crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou que nasceram em prisões e centros de tortura, e foram sequestradas pela ditadura no país. Após a projeção haverá debate com os professores da Unir Allysson Viana Martins, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo, e Claudemir da Silva Paula, do Departamento de Ciências da Educação.

A programação do evento continua na próxima semana. Veja a programação completa abaixo. Serão expedidos certificados de participação para quem tiver 75% de frequência.

O evento

A I Mostra de Cinema, Educação e Direitos Humanos é realizada pelo Departamento de Ciências da Educação em parceria com o projeto de extensão Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo.

O evento integra o Circuito Difusão da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra desde 2005 o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Trata-se de uma ação da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania e do Ministério da Cultura, órgãos que disponibilizaram os filmes que serão exibidos, com produção do Instituto Cultura em Movimento e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

Serviço – I Mostra de Cinema, Educação e Direitos Humanos

Local: Auditório do Campus de Vilhena

Entrada gratuita

Quinta-feira (2), 19h: “Porque temos esperança” (Susanna Lira – 71 min – Brasil – Classificação 10 anos)

Sexta-feira (3), 19h: “Felix, o herói da Barra” (Edson Fogaça –  72 Min – Brasil – Classificação livre)

Sábado (4), 16h: “500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina” (Alexandre Valenti –  100 min – Brasil/Argentina – Classificação 12 anos)

Quarta-feira (8), 8h: “O muro é o meio” (Eudaldo Monção Júnior – Brasil –  15 min – Classificação 10 anos)

Quinta-feira (9), 8h: “Abraço de maré” (Victor Ciriaco –  Brasil –  16 min – Classificação livre)

Sexta-feira (10), 8h: “Do meu lado” (Tarcísio Lara Puiati –  Brasil – 14 min – Classificação Livre)

Fonte - Unir

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.