GESTÃO DE MÉDICI PROSPERA PORQUE OUVE TÉCNICOS, AVALIA CONTADOR

Médici tem demonstrativos que denotam saúde financeira mantida pela política de arrecadação e austeridade com a aplicação de recursos.
Quinta-Feira, 02 de Junho de 2016 - 15:08

Um confronte entre receita e despesas, explanado pelo setor de Contabilidade da Prefeitura de Presidente Médici/RO demonstra, entre outros dados, que o Município segue com equilíbrio financeiro, aplicação eficiente de recursos, prudência nos gastos públicos e com a gestão integralmente inspirada nos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em audiência pública de prestação de contas, ocorrida nesta terça-feira (31), o corpo técnico apresentou o Relatório Resumido do 1º quadrimestre de 2016 dando ênfase ao controle eficiente com dinâmica de governança desenvolvido pela gestão. Médici tem demonstrativos que denotam saúde financeira mantida pela política de arrecadação e austeridade com a aplicação de recursos.

Uma observação do contador geral do Município, Luiz Carlos Nascimento, resume o contexto favorável da administração frente às dificuldades de fechar as contas: “estou na Contabilidade deste Município há 24 anos, a atual gestão é a única que ouve seus técnicos”. Segundo o especialista, todas as contas desta gestão vêm sendo aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE.

Um dos pontos principais que atormentam as gestões públicas é o limite de índice de pessoal, estipulado pela LRF. Nesse quesito, a Contabilidade informou que o Município está acima do recomendado e registra percentual de 53,64. Porém, esse número vem caindo e deve findar o ano dentro do que se reserva a Lei, que é de 49% sobre a receita.

Em contraponto, a Prefeita Lurdinha do Sindicato informou que a gestão já tomou as medidas necessárias para não extrapolar o índice, como o faz todos os anos. A administradora também ressaltou que o Município investe sempre acima dos percentuais obrigatórios em saúde e educação, por exemplo, o que requer exímio controle das contas.

O cenário econômico do Município de Médici é típico da realidade da maioria dos municípios brasileiros, que têm receita em queda e despesas em crescimento. Porém, como destaca Lurdinha, as medidas de contenção de gastos preservam o ritmo de desenvolvimento, os serviços essenciais e a garantia salarial. “Diferente de Médici, vários prefeitos de Rondônia estão demitindo ou reduzindo salários dos trabalhadores”, disse.

Fonte - assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.