PLANTÃO DE POLÍCIA É O MELHOR PROGRAMA DA TV EM PORTO VELHO E TEM O APRESENTADOR PREFERIDO, SEGUNDO OPINIÃO PÚBLICA

Profissionalismo no que faz e respeito a quem protagoniza os fatos que são notícias. Essa é a formula do sucesso do programa, segundo Dalton Di Franco.
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2016 - 09:07

Apesar da longevidade, o Plantão de Polícia apresentado por Dalton Di Franco ainda é o programa preferido da população do Estado. Na pesquisa de opinião pública realizada pela Redetv!, dispara em primeiro lugar com 36,2%, quase o dobro do segundo colocado. “É fruto do trabalho de uma equipe que trabalha sempre com o objetivo de levar a informação ao telespectador dentro de uma perspectiva de um retrato da realidade sem retoques”, afirma o criador e apresentador do programa, o jornalista Dalton Di Franco, que soma mais de 44 anos de profissão, com passagem por jornais impressos, rádios e outras emissoras de TV do Estado.

Segundo o Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística o Plantão de Polícia é o programa líder de audiência no horário. Foi considerado também o melhor programa, 18,4% na preferência dos pesquisados, ao lado do Fala Rondônia, com 15% -  os dois programas de maior audiência da Redetv! Dalton Di Franco foi considerado ainda o apresentador mais popular em Porto Velho.Ele apresenta as notícias com seriedade, mas sem perder o bom humor. No último dia 16, o Plantão comemorou 11 anos como se fosse o primeiro. Nos próximos dias, o programa alcançará a marca das 3 mil edições produzidas e apresentadas, outro registro histórico.

Dalton comanda a equipe de repórteres que se revezam de diversos locais do Estado, com notícias que, uma hora provoca riso, outra faz a população ficar consternada, como no caso do trabalhador Amarildo Nunes, baleado durante um assalto. Atingido com três tiros ele ficou paralítico de seus membros inferiores. Para se locomover de um lado para outro, ele usava um carrinho de mão, empurrado por amigos. Com seu caso noticiado no programa, Nunes ganhou uma cadeira de rodas e uma de banho. “Agora eu tenho dignidade”, proclamou, grato com a doação feita por telespectadores anônimos do programa e entregue pelo repórter Michael Schumacker.

Profissionalismo no que faz e respeito a quem protagoniza os fatos que são notícias. Essa é a formula do sucesso do programa, segundo Dalton Di Franco. Ele diz que aprendeu com seu professor de rádio, o saudoso Luiz Rivóiro, que a notícia policial por si só já é violenta. “Logo eu só preciso ser fiel na transmissão das informações sem agredir quem porventura está envolvido nos fatos. Quem vai tirar as conclusões será o receptor, o telespectador”. Foi com essa formula que Dalton Di Franco comandou a audiência com O Crime Não Compensa, o primeiro programa policial do rádio, inicialmente na Caiari e, depois na Eldorado, “com a voz rouca que trovejava nos lares de Porto Velho no horário do almoço”. Foram mais de 15 anos de atuação polêmica, contundente e corajosa, que lhe renderam dois mandatos políticos: vereador, em 1988, e deputado estadual, em 1990.

CRIADOR

Dalton não é apenas criador de programas no rádio e na TV em Rondônia. É dele a autoria de personagens. Um deles, o Mancha Negra, no início do Plantão na Redetv! Recentemente, Zé Ninguém, personagem que sempre aparece atrás das grades, satiriza o sistema, mas dá dicas e lições de cidadania. Nas redes sociais, Zé tem a simpatia do público internauta. “As tiradas de humor fazem os telespectadores caírem no riso”, observa a produtora Daniele Passos, que está no cargo há 4 anos. Ela é admiradora da forma como Dalton trabalha e trata seus colegas de programa. “Ele trata a todos com respeito, sempre atencioso e ajudando aos companheiros”.

Recentemente, Dani publicou nas redes sociais, depoimento sobre Dalton: “Você me ensinou e me ensina a cada dia ser uma pessoa melhor, obrigado por todos os conselhos e puxões de orelha. Você é uma pessoa iluminada por Deus e se chegou onde está é consequência de todo seu esforço e dedicação. Você merece cada vitória, e que esta data de repita por muitos e muitos anos e que eu esteja sempre pertinho de você. Parabéns Meu amigo e chefe, Dalton”.

Jornalistas que já trabalharam com Dalton Di Franco não escondem a admiração pelo apresentador. Edu Félix publicou nas redes sociais o seguinte depoimento: “Eu trabalhei com todos os apresentadores de Tv da Capital (e cita vários nomes). Alguns mais simpáticos, outros mais fechados. Mas sem dúvida nenhuma o melhor apresentador, o cara que domina aquilo que faz é o Dalton Di Franco. Podem critica-lo por outras situações, mas o melhor é ele”.

Com 55 anos de idade, Dalton reconhece que todo “o sucesso porventura alcançado é resultado da ação de Deus em sua vida”. Ele também destaca a “participação de cada um dos colegas que trabalham na Redetv! desde as recepcionistas, técnicos, executivos de vendas, cinegrafistas, repórteres, enfim, cada um tem sua importância na produção, finalização e apresentação, mas sem o apoio da direção da emissora, nada seria possível”.

Graduado em administração com especialização em Marketing ele é da opinião de que o programa para ser assistido pela população precisa falar sua língua, sem cair na esculhambação de se arvorar a palmatória do mundo, com críticas infundadas e descabidas. Bacharel em Direito – e já aprovado no exame de ordem – Dalton é defensor dos direitos humanos, de forma ampla, geral e irrestrita, dentro do protagonismo da Constituição, de que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença condenatória, em obediência às garantias e direitos fundamentais.“Logo todos devem ser tratados com respeito”, afirma.

Professor universitário, Dalton Di Franco é o atual vice-prefeito de Porto Velho. Ele ainda desenvolve ações sociais e palestras de prevenção às drogas, como uma forma de contrapartida ao povo que o tem distinguido como profissional de proeminência na sociedade. Filho de Rondônia, ele é casado, tem cinco filhos e seis netos. Pós-graduado em ensino superior, atualmente está cursando teologia no Seminário Batista Nacional.

Fonte - assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.