News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sábado, 12 de Junho de 2021

Livre

ESBR E EMBRAPA REALIZAM DIA DE CAMPO DE BANANA

O evento é gratuito e aberto a todos aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre a banana
Quinta-Feira, 28 de Abril de 2016 - 13:35

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Rondônia) realizará o Dia de Campo de Banana, no próximo dia 6 de maio, às 8h30, no Projeto Piloto da UHE Jirau localizado 6,5 km do distrito de Nova Mutum Paraná. O evento é aberto à participação de todos aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre o plantio da banana, fruto amplamente consumido em todas as camadas da sociedade. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

A ação faz parte do Projeto Piloto de das Áreas de terra Firme da UHE Jirau e de seu Entorno.  Serão apresentados aos participantes os resultados obtidos na área experimental de banana da Embrapa, implantada no Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova.

O público alvo são agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes de ciências agrárias e agentes de fomento. O evento conta com a parceira da Associação dos Reassentados Rurais Vida Nova, Emater-RO, Semagric, Seagri e ESBR. Todos os envolvidos terão acesso ao sistema de produção de banana, com destaque para as cultivares, práticas de manejo da cultura e o controle de pragas e doenças.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa, Davi Oliveira, “o objetivo é levar ao conhecimento do público novas tecnologias, mas também sensibilizar para práticas já consolidadas, com grande impacto na produtividade da cultura, mas ainda pouco utilizadas pela maioria dos produtores”, destaca.

A Embrapa está testando 27 genótipos de banana em comparação com variedades tradicionais. O objetivo é identificar e validar os mais adaptados às condições de Porto Velho para recomendá-los ao setor produtivo. Os materiais testados se destacam pela resistência à sigatoka negra e ao mal do Panamá, duas das principais doenças que acometem a cultura, inviabilizando a produção em muitas áreas.

Para o analista de Meio Ambiente da ESBR, Miguel Lins, a importância deste projeto vai além do atendimento da comunidade local. “Os participantes serão beneficiados com informações recebidas no evento e posteriormente desenvolverão o potencial para produção da fruta na região”, afirmou Miguel.

A banana em Rondônia

A banana exerce papel importante na economia local e regional. Em Rondônia são cultivados cerca de 7,6 mil hectares (ha) de banana, com uma produção de quase 79 mil toneladas da fruta e produtividade média de 10,2 kg/ha. São dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – IBGE, na safra 2014/2015, que também aponta que os principais municípios produtores desta fruta no estado são Porto Velho, Buritis, Cacoal e Jaru que, juntos, responderam por 53,3% da quantidade produzida e por 51% da área colhida na última safra. As principais variedades plantadas em Rondônia são: banana-da-terra (banana de fritar), maçã, prata e nanica.

Os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008/2009 – IBGE) indicam um consumo de 6,87 kg per capita (aquisição domiciliar e consumo fora do lar), abaixo da média nacional. Vale ressaltar que Rondônia consome também banana oriunda dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Acre.

Fonte - usina hidrelétrica jirau

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.