News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021

Livre

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL FONTENELE DE CASTRO DE SENA MADUREIRA CONHECEM FUNCIONAMENTO DA VARA DO TRABALHO

Os 31 alunos acompanhados pela professora Eva Cunha da Silva, foram recepcionados pelo juiz Eduardo Galarça e pela equipe de servidores da unidade trabalhista.
Ter?a-Feira, 12 de Abril de 2016 - 10:01

Vara do Trabalho de Sena Madureira (AC), recebeu na quarta-feira (6/4) alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Fontenele de Castro, em mais um ciclo de atividade da ação de responsabilidade socioambiental "Justiça de Trabalho de Portas Abertas".

Os 31 alunos acompanhados pela professora Eva Cunha da Silva, foram recepcionados pelo juiz Eduardo Galarça e pela equipe de servidores da unidade trabalhista.

Galarça fez um breve relato da história da Justiça do Trabalho no Brasil e no Mundo, traçando um paralelo dos movimentos sociais travados deste a Revolução Francesa, passando pela Revolução Industrial até chegar aos dias atuais, proporcionando aos alunos melhor compreensão do papel social da Justiça do Trabalho.

Os alunos ficaram sabendo como funcionava o processo no passado (processo físico) e, depois, com a chegada do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), os benefícios que ele trouxe aos jurisdicionados, advogados, juízes e servidores, mostrando que os avanços tecnológicos propiciaram maior agilidade para a solução das questões trazidas ao Judiciário. Conheceram todas as fases de tramitação dos processos na justiça, desde a reclamação, recebimento do crédito e até o seu arquivamento.

Na ocasião os estudantes fizeram vários questionamentos sobre direitos básicos dos trabalhadores, que foram sanados pelo magistrado e conheceram os setores da vara.

Concluíram a visita com a participação em uma audiência, oportunidade que tiveram uma experiência real, ocasião que viram na prática o que havia sido explanado anteriormente.

Os alunos e a professora agradeceram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Vara, que foi proporcionado pelo programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas. "Aprender sobre o funcionamento e o papel da Justiça do Trabalho, revela a preocupação social que a Justiça tem para com os cidadãos", ressaltou a professora.

Galarça agradeceu os visitantes e disse que é muito gratificante e enriquecedor para os juízes esse contato com a sociedade. "É uma ótima oportunidade para passarmos orientações sobre direitos e obrigações para futuros trabalhadores e empresários, contribuindo, assim para que os mesmos se tornem cidadãos conscientes e em condições de exercitar sua cidadania com liberdade, consciência e responsabilidade", esclareceu o magistrado.

Participaram também da atividade os servidores Gleison Costa, Francisco Almeida, Francisco Gilson e Miécio Carvalho.

Fonte - ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL - TRT14 - RO/AC

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.