News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 25 de Junho de 2021

Livre

VIOLONISTA URUGUAIO JORGE CABALLERO SE APRESENTA EM CONCERTO INÉDITO NO SESCTV

A atração vai ao ar no dia 19/4, terça, às 20h
Segunda-Feira, 11 de Abril de 2016 - 14:51

Considerado um dos mais relevantes violonistas da atualidade no mundo, o uruguaio Jorge Caballero se apresenta em concerto inédito da série Movimento Violão, exibida no SescTV. Com curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues, o espetáculo será exibido no dia 19/4, terça, às 20h (assista também em sesctv.sescsp.org.br/avivo).

Caballero, que mora nos Estados Unidos, foi o único violonista a ganhar o Prêmio Internacional de Naumburg, na Alemanha, um dos principais concursos de música clássica do mundo. Filho de uma cantora famosa em seu país, o músico herdou do pai, que é violonista e foi professor do Conservatório Nacional do Peru, o gosto pelo instrumento. “A música era praticamente uma outra língua que falávamos em casa”, expõe o peruano.

Caballero recorda que seu pai fazia uma brincadeira que envolvia o violonista e o seu irmão: eles tinham que acompanhá-lo em outra tonalidade. “Coisas que os músicos treinam para conseguir quando entram em conservatório, eu aprendi na infância”, explica.

Martelli diz que Caballero apresenta uma técnica transcendental, quase impossível de tocar para a maioria dos violonistas. Essa técnica pode ser apreciada no repertório que o uruguaio apresenta, com peças de Isaac Albénz, como Chants d´Espagne, Op. 232 (Prelude), e na canção Quadros de uma Exposição, de M. P. Moussorgsky, com arranjo de K. Yamashita.

Sobre a série Movimento Violão:                   

A série apresenta concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando a versatilidade do violão e mesclando repertórios populares com eruditos.

Fonte - Assessoria
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.