News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021

Livre

ENCONTRO DO PROJETO RECICLA RONDÔNIA PRETENDE COLETAR MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JARU

O “Recicla Rondônia” é um projeto estadual, possui convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária
Segunda-Feira, 11 de Abril de 2016 - 11:26

Este encontro é promovido pela Secretaria Estadual de Assistência Social e pela Associação de Catadores do Município de Jaru e tem o objetivo de apresentar as providências que estão sendo ou serão tomadas para implementar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos municípios, a partir das cooperativas de catadores/as desses materiais.

O “Recicla Rondônia” é um projeto estadual, possui convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, e foi iniciado em maio de 2014 com o propósito de auxiliar os municípios na destinação adequada de materiais reutilizáveis e recicláveis, e os/as catadores/as de material reciclável a se organizarem para o desempenho deste trabalho que afeta positivamente toda a coletividade.

Aqui na cidade já temos uma associação de catadores/as de materiais recicláveis, que agora precisa de apoio e recursos para bem exercer a atividade de recolher os materiais e beneficiá-los.

O município de Jaru produz aproximadamente 40 toneladas de resíduos sólidos diariamente, e a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos é um dos maiores desafios urbanos, pois quando isso não acontece, os resíduos podem entupir bueiros, contribuindo para alagamentos, causar diversas doenças, poluir o meio ambiente, especialmente as águas, e ainda deixar a cidade suja, malcheirosa e com aspecto desagradável.

Para lidar com essa questão, surgem os aterros sanitários, que devem ser utilizados apenas para os rejeitos, sendo a reciclagem a melhor alternativa para os materiais que podem ser reaproveitados, tanto para a preservação ambiental quanto em termos de economia.

É por isso que toda a comunidade jaruense é convidada para participar desse encontro do Projeto Recicla Rondônia, pois é muito importante a contribuição da principal beneficiária nesse processo: a sociedade.

Fonte - Prefeitura de Jaru

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.