News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021

Livre

TEATRO GUAPORÉ LOTADO EM POSSE DE 'IMORTAIS'

Em nome dos acadêmicos, discursou o decano José Dettoni, atual chanceler da Faculdade São Lucas e ex-reitor da Universidade Federal de Rondônia.
Sabado, 09 de Abril de 2016 - 18:04

A noite de 8 de abril foi glória para a cultura de Rondônia. Centenas de convidados compareceram à solenidade de instalação da Academia Rondoniense de Letras (ARL), realizada no Teatro Guaporé, em Porto Velho. Houve uma tertúlia com a apresentação de discursos e musicais da Orquestra Lira Dourada. Foi uma solenidade impecável pela organização e distinção, com a presença de ilustres acadêmicos, intelectuais, artistas e apreciadores das artes.

Em nome dos acadêmicos, discursou o decano José Dettoni, atual chanceler da Faculdade São Lucas e ex-reitor da Universidade Federal de Rondônia. A oratória, muito aplaudida, evocou a história da academia no mundo  desde a Grécia e também perpassou pelo delicado momento político do pais. 

Outro capítulo  emocionante do evento foi a homenagem, in memorian, ao juiz Herculano Martins Nacif que também seria empossado, mas faleceu antes, vítima de acidente de carro. Ele recebeu a Medalha do Mérito Cultural pelas mãos do colega Dimis Braga.

Das 40 cadeiras que compõem a ARL, 29 ocupantes tomaram posse após repetirem o juramento proferido pelo fundador da ARL, William Haverly Martins. Na ocasião foi empossado na presidência o escritor e biógrafo Júlio Olivar. Entre os acadêmicos, são cinco mulheres; onze são do mundo jurídico, inclusive personalidades notáveis, caso do juiz federal Dimis Braga e o procurador da República Reginaldo Trindade. Há, ainda, artistas plásticos, memorialistas, historiadores, filósofos, professores, jornalistas e fotógrafo.

"A academia está aberta não apenas a escritores, mas também a personalidades das artes e das ciências", esclarece o presidente Olivar, que fez o discurso falando dos princípios e progênitos da ATL, em seguida encerando a sessão solene, com o teatro absolutamente lotado do início ao fim do ato solene, que ocorreu entre 20h e 22h.

Fotos: Machado

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.