News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 22 de Junho de 2021

Livre

CDB MEDICINA DIAGNÓSTICA ANTECIPA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

A antecipação se deve ao surpreendente número de casos de gripe A – que já fizeram algumas vítimas fatais no estado de São Paulo
Ter?a-Feira, 05 de Abril de 2016 - 14:14

De acordo com a médica Domicília Castrale, responsável pelo serviço de vacinação do CDB Medicina Diagnóstica, este ano a vacina quadrivalente contra Influenza está disponível em todas as unidades da rede um mês antes do que era esperado, desde o dia 1º de abril. Apesar de não ser gratuita, a vacina oferecida nas clínicas particulares tem alta qualidade e protege contra os subtipos do vírus Influenza: tipo A H1N1 (gripe suína), A H3N2 e dois grupos de vírus tipo B. “Acima dos nove anos de idade, apenas uma dose é necessária. Vale lembrar que, como o vírus é inativo, não há risco de o paciente ser contaminado por esses tipos de vírus Influenza. A única contraindicação à vacina quadrivalente é alergia a ovo com história de choque anafilático”.

A antecipação se deve ao surpreendente número de casos de gripe A – que já fizeram algumas vítimas fatais no estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina disponibilizada gratuitamente nos postos de vacinação tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; presos e os funcionários do sistema prisional. Ou seja, crianças com mais de cinco anos, adolescentes, jovens adultos e adultos de meia-idade devem recorrer às clínicas particulares para se proteger.

A médica destaca a importância de pessoas com 50 anos ou mais, além de receberem a vacina contra a gripe, serem imunizadas também contra pneumonia pneumocócica (Prevenar). “É muito importante que adultos saudáveis se previnam também contra a pneumonia, já que os casos dessa doença também se multiplicam nos meses de outono e inverno”. Como as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados nos dias mais frios, reduzindo muito a ventilação local, o contágio pelo vírus da gripe tende a aumentar. É o caso de salas de aula, transportes públicos, cinemas, shopping centers etc.

Além da vacina quadrivalente e da prevenar, Domicília alerta para a necessidade de lavar as mãos várias vezes ao dia, frequentar ambientes arejados, evitar tossir na direção de outras pessoas e, se possível, evitar trabalhar ou ir à escola se estiver muito gripado. “Em caso de febre persistente, dores no corpo, tosse, cansaço e inapetência, um médico deve ser consultado para que o paciente seja medicado corretamente. Ninguém deve confiar a própria saúde apenas a receitas caseiras ou à automedicação. Até porque, em caso de ter contraído a gripe A, é importante ser medicado com Tamiflu nas primeiras 48 horas”.

Outro ponto importante destacado pela médica é que mesmo quem já está resfriado deve ser vacinado. Nesse sentido, a alergista ensina a diferenciar gripe de resfriado: “Quando resfriadas, as pessoas podem sentir dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta, coriza e obstrução nasal. Na gripe, os pacientes ficam muito debilitados, com febre alta, dificuldade de respirar, e algumas vezes apresentam vômitos e diarreia. Neste caso, o ideal é adiar a vacinação por alguns dias, até se sentir melhor”.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.