News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 11 de Maio de 2021

Livre

SOLUÇÃO À VISTA PARA A EXPLORAÇÃO DE DIAMANTES DOS ÍNDIOS

PERGUNTINHA:Quando veremos a verdadeira Justiça e leis decentes nesse país, para fazer apodrecer na cadeia bandidos que tiram covardemente a vida de uma pessoa de bem?
Domingo, 28 de Fevereiro de 2016 - 10:45

Pela primeira vez em décadas, a questão dos diamantes da Reserva Roosevelt pode acabar em final feliz para todos: os índios Cinta Larga, donos da Reserva; o Estado de Rondônia e o Brasil. Tudo porque, finalmente, as autoridades que  eram contra a exploração controlada, porque defendiam que a área deveria ficar intocada eternamente, mudaram suas posições. Graças também ao trabalho árduo e dedicado do procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, parceiro número um dos indígenas da Roosevelt, o quadro tende a mudar para muito melhor. Reginaldo, com apoio da bancada federal e, principalmente, do deputado Lúcio Mosquini, esteve com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e conseguiu expor, com detalhes, a tenebrosa situação dos Cinta Larga, que moram sobre uma mina bilionária de diamantes, mas vivem na pobreza. Cardozo autorizou um estudo imediato, reunindo todos os setores interessados, para se criar uma alternativa, que possibilite a exploração muito bem controlado das riquezas da Reserva, beneficiando primeiramente os donos da área. O Estado lucrará, arrecadando impostos milionários, assim como os cofres do país. Além de tudo, acabará com o contrabando, que enriquece gente no exterior e nada deixa para nós, a não ser problemas.

No encontro, participou, entre várias autoridades, a deputada Lúcia Tereza, de Espigão do Oeste. A Reserva fica na divisa da sua cidade com Pimenta Bueno e ela conhece profundamente o assunto. Inclusive era prefeita, quando houve o massacre de 29 garimpeiros,em 2004. O que se lamenta é que não tenham sido ouvidos os apelos do então governador e hoje senador Ivo Cassol, que há mais de uma década pedia isso: que houvesse a exploração e venda controlada dos diamantes, beneficiando índios e o Estado. . Mas, antes tarde do que nunca!

É UM SHOWMAN

Ele é um show. Por onde quer que ele ande, é sucesso. Tiririca ficou menos de 24 horas em Porto Velho, nesse sábado, mas já sentiu como é querido por aqui, como  o é em todos os cantos do Brasil. Deputado federal que em duas eleições somou mais de dois milhões e meio de votos, o humorista está se destacando também no Congresso, onde é um dos cinco mais assíduos. Veio para abonar a ficha do deputado estadual Ribamar Araújo, que ingressou em seu partido, o PR e que é  pré candidato à Prefeitura de Porto Velho. Tiririca também participou  do programa Papo de Redação na SICTV e, obviamente, foi outro show. Prometeu que voltará em breve...

NÚMEROS INVENTADOS

Viraliza nas redes sociais vídeo em que o ex Presidente Lula conta, entre risos, a uma mesa de “cumpanheiros”,  que quando criticava o Brasil no exterior, à época de opositor, inventava números para exagerar sobre a pobreza e a miséria no país. Conta, com suas próprias palavras, que numa conferência em Paris chegou a mentir que o Brasil tinha 25 milhões  de crianças vivendo nas ruas. Foi então corrigido pelo ex prefeito de Curitiba, Jaime Lerner: “calma, Lula, se houvesse tanta criança nessa situação, a gente não conseguiria caminhar nas ruas!”. Lula ainda contou que inventava números catastróficos sobre o país, nas suas andanças pelo exterior,sem qualquer preocupação com fontes seguras. E continuou rindo. Lamentável!

CERON PRIVATIZADA

A Ceron está a um passo da privatização. Os detalhes já estão em andamento e é possível que as tratativas e negociações para que passe a estatal rondoniense para mãos privadas. O ministro das Minas e Energia, o amazonense Eduardo Braga. Confirmou que a decisão já está tomada. O processo de privatização vai atingir também as distribuidoras de Alagoas, Piauí e Acre.O governo federal, que parecia ter ojeriza às privatizações, já que condena até hoje as feitas no governo Fernando Henrique, agora decidiu que a única forma de sobrevivência das estatais da energia é a entrega nas mãos da iniciativa privada. Demorou,mas aprendeu!

REENCONTRO

Parceiros durante muitos anos, Ivo Cassol e Expedito Júnior estavam rompidos desde o episódio em que o ex senador foi condenado por compra de votos. No final de 2014, Cassol começou, de surpresa, a pedir voto para Expedito, no segundo turno da disputa pelo Governo, quando ele enfrentava Confúcio Moura. A partir dali o diálogo foi reaberto. Nesta semana, no gabinete de Cassol em Brasília, Expedito (PSDB) participou de reunião onde estavam Jaqueline Cassol (PP) e Luiz Cláudio da Agricultura (PR). O grupo vai caminhar junto já em 2016.

“VIDA NORMAL “

A imprestável, canalha, criminosa fria e assassina que atirou pelas costas e matou a jovem estudante rondoniense Nathalia Zucatelli, num assalto em Goiânia, ficará muito pouco tempo na cadeia.; Na última vez que foi presa, ficou apenas uma semana. Ela acabou com a vida e o futuro promissor de uma grande menina e destruiu sua família. Nâo disse uma só palavra de arrependimento. Apenas falou que após sair da cadeia, continuará ‘levando uma vida normal’. Se fosse num país sério, essa desgraçada estaria no corredor da morte.Mas aqui é o Brasil, o país onde criminoso se dá bem...

PERGUNTINHA

Quando veremos a verdadeira Justiça e leis decentes nesse país, para fazer apodrecer na cadeia bandidos que tiram covardemente a vida de uma pessoa de bem?

Fonte - Sergio Pires

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.