News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021

Livre

COMBATE AO AEDES AEGYPTI MOBILIZA ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

A mobilização faz parte da estratégia do Governo Federal que é mobilizar 55 milhões de estudantes e 5 milhões de professores na campanha
Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2016 - 09:47

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou o engajamento na campanha de combate ao transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya nas escolas da rede pública de ensino do Município, que contabiliza aproximadamente 13 mil alunos. As ações são realizadas no país todo, onde as Forças Armadas estiveram nos dias 13, 15 e 18 deste mês em 356 municípios em mobilização para o enfrentamento ao Aedes aegypti, segundo informações Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) Coordenação das Ações do Pacto da Educação Contra o Zika, do Ministério da Educação.

A mobilização faz parte da estratégia do Governo Federal que é mobilizar 55 milhões de estudantes e 5 milhões de professores na campanha. É de extrema importância a participação ativa das escolas, pois através da educação, os alunos, sejam crianças ou adolescentes têm a facilidade de adquirir conhecimento e consequentemente, levam o mesmo para dentro de seus lares. Cada aluno e professor precisam fazer sua parte: verificar e eliminar regularmente locais ou recipientes abandonados com água parada, que são o ambiente onde o mosquito prolifera.

Além das ações nas escolas, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) realiza constantemente ações de fiscalização de focos da larva do mosquito mantém de forma contínua até atingir-se 100% de residências e imóveis da cidade, locais de risco trabalhando com a limpeza para eliminar criadouros e focos de larvas como a distribuição de sacolas verdes para a coleta seletiva de lixo, que também ocorre.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde, é justamente conscientizar os cidadãos através da educação em saúde, ampliar a força tarefa, lembrando que os agentes devem estar devidamente uniformizados, com identificação da Funasa ou Secretaria de Saúde, ao adentra as residências.

O Ministério da Saúde determina às prefeituras a competência sobre a captura de vetores, levantamento de índices de infestação, eliminação de mosquitos e larvas e ações de controle químico para eliminar vetores e criadouros, porém o MS também pede que as pessoas cuidem da limpeza de suas residências, sendo a prevenção a melhor forma de se evitar a dengue é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Vale ressaltar que no dia 26 a concentração no combate ao mosquito transmissor, está marcada na Praça do setor 9. E no dia 27, na Escola Municipal Roberto Turbay.

Fonte - assessoria - pma

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.