News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021

Livre

IMPA ABRE NESTA SEGUNDA INSCRIÇÕES PARA A 12° OBMEP

Atividade do IMPA, a OBMEP tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.
Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2016 - 16:33

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abre nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2016.

Escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem inscrever seus alunos no site da Olimpíada (www.obmep.org.br) entre os dias 22 de fevereiro e 1º de abril de 2016.

Atividade do IMPA, a OBMEP tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Em 2015, a Olimpíada teve a participação de 47.580 escolas (localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros), que inscreveram 17.972.333 alunos na 1ª fase.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fases e níveis – A OBMEP é realizada em duas fases. Na 1ª fase, provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha) são aplicadas nas próprias escolas inscritas.

Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar os alunos com melhor pontuação.

Os estudantes classificados para a 2ª fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.

A prova da 1a fase da OBMEP 2016 será no dia 7 de junho, e da 2ª fase, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.

Prêmios - A 12ª edição da OBMEP premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.

Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

Site – No dia 22 de fevereiro, será colocado no ar o site da OBMEP 2016. Nele, alunos, pais de alunos e professores poderão encontrar materiais didáticos de alta qualidade como, por exemplo, bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.

No endereço eletrônico, também podem ser consultadas informações sobre os programas da OBMEP como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), o Portal da Matemática, os Clubes de Matemática, o OBMEP na Escola e o Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).

Fonte - Leonardo Pessanha

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.