News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 11 de Maio de 2021

Livre

SERÁ QUE O CARTEL DOS FRIGORÍFICOS ESTÁ PERTO DO FIM?

Caso não haja acordo e os frigoríficos tentem manter o cartel, vão enfrentar uma barra pesadíssima, porque a reação será à altura da ação.
Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2016 - 09:47

Os donos de frigoríficos acharam uma mina com ótimos resultados, quando decidiram, da noite para o dia,.formar um cartel em Rondônia. Comprariam uma das melhores carnes da América Latrina e certamente senão a primeira, ao menos uma  das primeiras do Brasil e pagariam um preço irrisório, bem abaixo  do que pagam em  outras regiões produtoras. O raciocínio num cartel é simples: quem não vende para os que impõem o preço, sempre para baixo, ficam sem mercado. Em julho do ano passado, quando  arroba do boi em Rondônia tinha um preço próximo ao justo, sem que houvesse qualquer motivo e sem qualquer negociação, o valor do boi em pé caiu brutalmente, colocando não só os produtores como o próprio Governo, numa situação de quase pânico. Só com a diferença de cerca de 30 reais para menos no valor arroba, haveria um prejuízo anual a Rondônia de mais de 1 bilhão e 200 milhões de  reais, ou seja,100 milhões por mês. Foi por tudo isso que, nessa segunda, uma grande reunião,envolvendo todos os interessados, foi realizada no Palácio Rio Madeira, o CPA. Num encontro com mais de uma centena de representantes de todos os setores interessados, intermediado pelo governador Confúcio Moura e com participação efetiva do presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho e vários deputados (que poderão ter importante participação ainda mais importante daqui para a frente), abriram-se  as negociações, que podem chegar a bom termo ou não, nos próximos dias.

Caso não haja acordo e os frigoríficos tentem manter o cartel, vão enfrentar uma barra pesadíssima, porque a reação será à altura da ação. Entre os problemas que terão pela frente, estará  criação de uma CPI. Eles podem até tentar nos tratar como estão fazendo, mas certamente as dura respostas, serão muito piores do que eles poderiam esperar.

TRIO PETISTA

O Partido dos Trabalhadores lançou três nomes como pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho. O principal deles é o de Roberto Sobrinho, que ainda não decidiu se aceitará a incumbência ou se os problemas legais que ele ainda enfrenta poderão tirá-lo da jogada.Sobrinho tem um eleitorado fiel, fez dois mandatos co9m bons resultados e é o principal nome do partido. Irá? O outro é o do vereador Sid Orleans, que na verdade pode ser indicado pelo partido, lá na frente, como vice, numa chapa de coligação, caso ela for formada. A terceira opção é de um nome praticamente desconhecido fora do partido: o da militante Luciana Basílio. O PT irá mesmo de nome próprio neste ano?

“SÃO TERRORISTAS!”

“É uma organização mais que criminosa, é terrorista. Esses falsos sem terra serão colocados em seu devido lugar!” As frases são do comandante da Polícia Militar de Rondônia, o coronel Ênedy Dias. Ele se referia genericamente aos grupos armados que andam atacando fazendas no interior e deixou bem claro que eles serão combatidos, na forma da lei. Uma força Tarefa da Segurança Pública está na região de Ariquemes, onde várias localidades têm sido assolados por crimes relacionados com a disputa por terra. A famigerada  Liga dos Camponeses Pobres(LCP), é a que está sendo acusada  da maioria das violações e ataques.

TÁTICAS DE GUERRILHA

Na semana passada, mais uma ataque creditado à LCP foi feito contra a Fazenda Fluminense, em Monte Negro. Ali, os invasores, fortemente armados, com a armas de  grosso calibre,  cortaram todas as árvores do pomar da propriedade e deixaram várias frases com ameaças, escritas nas paredes da casa principal, onde vivem os donos da fazenda. Dezenas de tiros foram disparados e as cercas e currais foram cortados com motosserra.    A LCP é um grupo que usa táticas de guerrilha e se considera acima da lei. É um dos grupos que o novo comandante da PM considera como terrorista.O Coronel Ênedy garante que ele será combatido.

ILUMINAÇÃO A LED

Entra na contagem regressiva o programa de reinício das obras do Espaço Alternativo. Está tudo praticamente pronto para isso. O novo projeto já foi concluído e aprovado e servidores do DER estão sendo preparados para começarem o trabalho. Eles inclusive utilizarão uma camiseta de saudação à obra, uma das mais importantes da Capital, paralisada há um ano atrás. Haverá novidades. Entre elas, uma passarela metálica com iluminação a LED e um estacionamento, no lado direito de quem vai para o aeroporto, para 2.200 veículos. Espera-se que tudo comece ainda nesta semana...

CADÊ O ASFALTO?

Outra obra importante na Capital é o novo anel viário, chamado de Arco Norte. A rodovia já está desviando centenas de caminhões do centro da cidade e da avenida Jorge Teixeira (BR 319), direcionando todo esse trânsito pesado para o Porto. O acesso é próximo às Irmãs Marcelinas, na BR  364. Já se observa um alívioo daqueles enormes caminhões bitrens, carregados de soja e outras cargas, que sumiram do trecho da BR que passa dentro da cidade. Há um problema, contudo:  o Arco Norte não tem asfaltamento. Quando chover mesmo, os caminhões podem ficar atolados. O asfaltamento depende do Dnit, já que o DER já fez a sua parte...

PERGUNTINHA

Qual a nova denúncia que vai surgir, essa semana, enlameando mais alguma autoridade deste pais, rico em corrupção e pobre em quase tudo o mais?

Fonte - sergio pires

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.