News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 15 de Maio de 2021

Livre

COMPLICOU GERAL: AEROPORTO DE ROLIM DE MOURA SERÁ FECHADO PELA FAB

A lista com os nomes dos 692 aeródromos e helipontos privados foi publicada no Diário Oficial da União. Ela aponta os aeroportos que não submeteram seus planos de proteção à aprovação do órgão.
Segunda-Feira, 15 de Fevereiro de 2016 - 09:49

Se a situação da aviação de Rolim de Moura estava delicada, a partir de agora piorou. Afinal, o Aeródromo de Rolim de Moura (SWBS) que é de responsabilidade da prefeitura vai ser fechado temporariamente pelo Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O motivo? A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não recebeu da prefeitura o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).

O processo de lacre começou a ser feito no sábado (13). O objetivo dessa determinação é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas, bem como incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.

Esses PBZPA, que custo para a sua elaboração entre R$ 15 mil a R$ 30 mil, são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos e são constituídos por levantamentos topográficos, onde são identificados o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação dos voos, visual ou por instrumentos.

A obrigatoriedade do PBZPA no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Além disso, essas exigências também estão previstas na legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos, estabelecida pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.

Vale salientar que o aeródromo de Rolim de Moura foi o único do estado – administrado pelo poder executivo - citado como irregular. E a operação dele só será retomada após a administração aeroportuária comprovar ter ingressado com o processo. 

Fonte - NEWSRONDONIA

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.