News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Livre

CONDALRON APROVA PROJETOS QUE SERÃO EXECUTADOS PELA EMATER-RO

A reunião realizada na última terça-feira teve por objetivo apreciar e aprovar as propostas apresentadas e autorizar a sua execução ou aquisição utilizando-se recursos financeiros
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2016 - 08:39

Membros do Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite do Estado de Rondônia (Condalron) estiveram reunidos nesta última terça-feira (26) para deliberar sobre propostas apresentadas para serem financiadas com recursos do Fundo Proleite. As propostas apresentadas visam beneficiar pequenos e médios produtores de leite com implantação de projetos e aquisição de bens que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva leiteira no estado. O evento foi realizado no auditório do Sebrae, na cidade de Ji-Paraná.

O Condalron foi criado pela Lei n.º 547 de 21 de dezembro de 2009, com a finalidade de administrar a política de incentivo e apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado. Presidido atualmente pelo secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o Conselho é formado por 23 entidades entre associações, sindicatos, federações, instituições financeiras e órgãos públicos de fomento, pesquisa, saúde e extensão rural.

A reunião realizada na última terça-feira teve por objetivo apreciar e aprovar as propostas apresentadas e autorizar a sua execução ou aquisição utilizando-se recursos financeiros do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Fundo Proleite). Dentre essas propostas destaca-se a fecundação in vitro, projeto piloto a ser implantado na região cone sul do estado.

Segundo o diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, o projeto de fecundação in vitro irá atuar, inicialmente os municípios circunvizinhos a Colorado do Oeste, onde a Emater mantém um escritório regional. “Esse será um projeto piloto que, se der certo, será expandido para todo o estado”, diz Arimateia. O projeto foi aprovado pelo Condalron e deverá atender 500 prenhezes positivas de fêmeas girolanda.

Outros projetos aprovados foram o de biotecnologia; a aquisição de um caminhão e tanque criogênico e 40 botijas de 20 quilos para depósito de sêmen para atender as organizações rurais; e equipamentos como: 52 distribuidores de calcário, 52 carretas basculantes para silagem; e 100 grades pá traseira agrícola hidráulica para carregamento de calcário.

O vice-presidente da Emater, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, que acompanhou a reunião enfatiza que, tanto o projeto de fecundação in vitro quanto à distribuição de calcário serão executadas e acompanhadas pelos técnicos da Emater, em parceria com a Seagri.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.