News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Livre

NOSSAS MENINAS TROCAM AS BONECAS POR BEBÊS

Aqui e ali há casos de sucesso, mas eles são praticamente exceção, num contexto em que, num só ano, tivemos 14 mil partos no Estado, dos quais 3.883 foram de crianças e jovens até 19 anos. Uma coisa assustadora!
Sabado, 23 de Janeiro de 2016 - 09:26

Não estão adiantado os programas criados; as palestras feitas; as orientações de representantes da área da saúde pública: Rondônia continua sendo um dos Estados brasileiros onde há mães mais jovens, algumas na faixa dos 10 anos (isso mesmo, 10 anos de idade!). Praticamente crianças com 12, 13, 14, 15 anos já são mães e não são raros os casos em que o são mais de uma vez. Dados oficiais apontam que em Rondônia, a média de gravidez na adolescência é 27% acima da média nacional, entre  meninas e jovens entre 10 até 19 anos de idade.Somos os piores nesse quesito?´Não. À nossa frente, com situação ainda mais assustadora, estão o Pará(1º), seguido por Acre, Amazonas e Amapá. Na quinta colocação neste triste quesito, Rondônia já teve números piores,é verdade, mas a mudança foi muito pequena. Não há profundidade nos programas, não há acompanhamento, as meninas que somem da escola e que poderão ter deixado as aulas por estarem grávidas são ignoradas. Aqui e ali há casos de sucesso, mas eles são praticamente exceção, num contexto em que, num só ano, tivemos 14 mil partos no Estado, dos quais 3.883 foram de crianças e jovens até 19 anos. Uma coisa assustadora!

Quais seriam as causas desta triste situação, que deveria preocupar muito mais a todas as autoridades,mas que, no geral, só servem para estatísticas e sustos? A pobreza, a falta de estrutura familiar, a ausência das salas de aula, as orientações religiosas (há religiões que não aceitam o controle de natalidade) e a sexualidade e precoce, muitas vezes incentivadas pelos pais, são alguns dos fatores mais importantes que influem nesses números assustadores. Parte de nossas meninas não chegam a ter infância, porque largam os brinquedos para brincar  de mãe. Uma coisa trágica, que, ao que parece,não tem como ser  resolvida tão cedo.

DESEMPREGO ASSUSTA

Nada assusta mais numa crise econômica do que o risco do desemprego. E ele está crescendo no país. No ano passado, por exemplo, foram perdidos 1milhão e 540 mil  empregos formais, o maior número registrado desde 1992, ou seja, há 24 anos atrás. Rondônia também teve mais demissões que admissões. Os empregos gerados chegaram a 130 mil e os perdidos foram 145 mil, um número negativo de 15 mil empregos perdidos. E isso que, por aqui, nossa economia ainda não está tão ruim como a da maioria dos estados. Traduzindo: a coisa está feia!

DINHEIRO FALSO

Nas últimas semanas, uma série de ocorrências policiais envolvendo dinheiro falso foi divulgada no Estado,. Não só na Capita, com também em cidades do interior. Normalmente, os falsários estão copiando notas de 20 e 50 reais, que, ao menos na visão deles, são mais fáceis de se fazer e enganar os incautos. Agora, contudo, aparecem notas falsas  de 100 reais. A cópia é ruim, longe das notas verdadeiras, mas mesmo assim tem gente que não checa a qualidade do dinheiro e pega os 100 que não valem nada. Um jovem foi pego em Porto Velho, esta semana, com 600 reais em notas falsas de 100. Portanto, muito cuidado!

EZEQUIEL E SEUS PLANOS

No programa Direto ao Ponto deste sábado (SICTV/Record), o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, fala sobre os grandes projetos do Estado em relação a estradas e obras de porte. Neiva destacou, também, que faltam apenas a conclusão de dois trechos de estradas para que os 52 municípios de Rondônia estejam ligados por vias asfaltadas.  E destacou, para a Capital, a luta para a conclusão do Espaço Alternativo, incluindo-se nele um estacionamento para 2.200 carros. O Direto ao Ponto, apresentado por Sérgio Pires, vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20, em rede estadual.

O VELHO CIRO GOMES!

Mais do mesmo: depois do incompetente e ausente Aécio Neves, é a  vez do discurso ultrapassado de Ciro Gomes. Um, não consegue sequer unir a oposição e tem o rabo enorme. O outro é grande oportunista e o rei das frases feitas, midiático, esperto. Como homem público, tem muito pouco  a mostrar, mas é um especialista em criar confusão e  confrontos. Ciro é criativo e inteligente e, seu primeiro ato como pré candidato  à  Presidência pelo PDT, foi abrir guerra contra o PMDB e, ao mesmo tempo, fazer um afago no governo, se posicionando contra  o impeachment  da presidente Dilma. Quer tirar o  mais poderoso partido o seu caminho e acabar tendo o aval do PT e do Planalto. Será que vai dar certo?

UMA GOLEADA

Agentes de trânsito voltam a receber a produtividade que a Justiça tinha mandado suspender, atendendo pedido do Ministério Público Estadual. É mais uma das ações que a Prefeitura vence no Judiciário. Nunca na história cidade, uma administração tem uma equipe tão competente de advogados, já que, ao menos nos casos mais importantes, ganhou todas as ações. Veja-se,por exemplo, o caso dos ônibus: 19x0. Para que a lei da produtividade possa valer a partir de agora, o prefeito Mauro Nazif  precisa fazer apenas algumas modificações. Vinte a zero!

PERGUNTINHA

Sem a Presidente Dilma e o ex Presidente Lula, as duas maiores estrelas do   partido, quem será a atração do programa eleitoral do PT, em fevereiro?

Fonte - Sergio Pires

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.