News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021

Livre

MENSAGEM NO FACEBOOK COMPARANDO NEGROS A MACACOS ESCANDALIZA A ÁFRICA DO SUL

"É alarmante que pessoas intolerantes que até agora guardavam suas opiniões estejam ganhando coragem", disse o porta-voz do partido no poder na África do Sul
Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2016 - 16:47

O Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, anunciou nesta terça-feira uma denúncia por uma mensagem no Facebook que compara os negros aos macacos, um caso que provocou um escândalo no país.

Penny Sparrow, uma agente imobiliária branca de Park Rynie, na província de KwaZulu-Natal (leste), se queixou no Facebook da atitude dos negros que deixam lixo na praia nas festas de fim de ano.

"A partir de agora chamarei de macacos os sul-africanos negros porque os pequenos e adoráveis macacos selvagens fazem o mesmo que eles: pegam e jogam o lixo", escreveu.

O ANC, no poder desde o fim do regime racista do apartheid, em 1994, decidiu entrar com uma denúncia por ultraje contra "vários sul-africanos que publicaram mensagens racistas nas redes sociais".

"É alarmante que pessoas intolerantes que até agora guardavam suas opiniões estejam ganhando coragem", disse o porta-voz do partido, Zizi Kodwa.

Diante do escândalo, Sparrow apagou sua mensagem e pediu desculpas, afirmando que "não queria insultar ninguém".

Por sua vez, o partido da oposição Aliança Democrática (DA), do qual Sparrow é membro, disse rejeitar o racismo e apresentou uma denúncia contra ela.

Este caso e outros parecidos são a mostra de que as questões raciais continuam sendo muito sensíveis na África do Sul mais de 20 anos após o fim do apartheid.

Fonte - AFP

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.