News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 20 de Abril de 2021

Livre

PARABÉNS RONDÔNIA, 34 ANOS E SUA HISTÓRIA COMEÇA PELO RIO GUAPORÉ!

A ocupação de nossas terras tem sua gênese bem mais antiga, versa a história que tudo começa a ganhar vulto no século XVIII, mas não adentrarei nesses detalhes por não considerar cabível em tão poucas linhas.
Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2016 - 08:58

Hoje (4), o nosso Estado de Rondônia completa 34 anos de emancipação política e administrativa dos ditames diretos da União! Na verdade 34 anos completou no dia 22 de dezembro, dia em que foi aprovada e sancionada pelo então Presidente da República João Baptista de Oliveira Figueiredo, a Lei federal nº 041 nos idos de 1981, mas foi instalado no dia 04 de janeiro de 1982.

A ocupação de nossas terras tem sua gênese bem mais antiga, versa a história que tudo começa a ganhar vulto no século XVIII, mas não adentrarei nesses detalhes por não considerar cabível em tão poucas linhas. Mas acredite, a história é linda e cheia aventuras até o venturoso dia 22 de dezembro de 1981.

Só para relembrar passamos por três etapas de elevações cada qual ostentando sua nomenclatura. A primeira foi a criação do Território Federal do Guaporé territorialmente desmembrando-se do Amazonas e Mato Grosso no dia 13 de setembro de 1943 através da Lei 5812, que se estendeu até 1956 quando através da Lei 2731 de 17 de fevereiro a nomenclatura foi mudada para Território Federal de Rondônia e, finalmente, através da Lei e data citada no primeiro parágrafo, deu-se a elevação para a categoria de Estado de Rondônia.

Só para fazer justiça a um fato não lembrado, a história de Rondônia começa pelo Rio Guaporé associado ao Mamoré e Madeira. Bem no inicio do século XX, o Brasil usufruía de duas importantes divisas econômicas: o café no centro-sul, em especial em São Paulo, e a borracha na Amazônia. Nestas paragens guaporeanas a preocupação dos governos brasileiros e bolivianos, era a exploração e exportação do látex. Rondônia, com suas rodovias, não existia sequer em projetos quando tais governos fizeram acordo de criar uma passagem a partir do Rio Guaporé, seguindo pelo Rio Mamoré, continuando pelo Rio Madeira, deste pelo Rio Amazonas até o Oceano Atlântico para distribuir a borracha proveniente das matas bolivianas e brasileiras.

Foi a partir dessa necessidade que através do Tratado de Petrópolis houve o acordo de em troca da posse de um pedaço do território boliviano, hoje Estado do Acre, o Brasil construir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré para desviar do trecho encachoeirado do Madeira que impossibilitava o traslado por via marítima naquele perímetro.

Porto Velho ganhou a nomenclatura de município em 1914 nascido das instalações da “Madeira-Mamoré Railway” e Guajará-Mirim foi elevado a município em 1928 nascido da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que foi concluída em 1912. Santo Antônio do Rio Madeira foi o primeiro município em terras rondonianas criado em 1908, que na época era Mato Grosso.

Na verdade, tudo começa no rincão rondoniense com a instrumentalidade deste gigante chamado Rio Guaporé. Afirmar que o Rio Guaporé é o berço da história do Estado de Rondônia não é presunção, é fazer justiça a um fato não lembrado.

Mas tudo contribuiu para que Rondônia se tornasse no altaneiro e pujante estado construído com a coragem e bravura dos que aqui nasceram e dos que para cá vieram. FELIZ ANIVERSÁRIO RONDÔNIA!!!

Prof. Carlos Alberto

Fonte - Prof. Carlos Alberto

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.