News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021

Livre

RONDÔNIA É UM DOS ESTADOS MAJORITÁRIOS NA PRODUÇÃO DE CAFÉ BRASILEIRO, APONTA PESQUISA

Outros estados produtores respondem por 1,35% da safra. São eles: Acre, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2015 - 21:31

Por Wanglézio Braga

Se estiver degustando neste momento um cafezinho, pare e leia a essa reportagem, pois afinal, é dessa bebida saborosa e milenar que vamos falar agora. Você sabia que Rondônia configura entre os estados majoritários do plantio e a colheita do café? Pois é!

Diz a pesquisa que Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Goiás são responsáveis por 98,65 % da produção nacional de café. Conforme o documento, esses estados cultivam as espécies de grãos arábica e conilon em 2,248 milhões de hectares.

Outros estados produtores respondem por 1,35% da safra. São eles:  Acre, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

A produção total de café do Brasil em 2015 está estimada em 43,24 milhões de sacas de 60 quilos, sendo 32,05 milhões da espécie arábica e 11,19 milhões de café conilon. Esse resultado representa redução de 5,3% se comparado à produção de 2014, que foi de 45,64 milhões de sacas numa área de 1,96 milhão de hectares com produtividade de 23,28 sacas por hectare. Em relação à safra de 2015, a área de produção foi de 1,922 milhão de hectares com produtividade de 22,49 sacas por hectare.

O Relatório do Acompanhamento da safra brasileira de café, publicado pela Conab, é bastante amplo e contempla vários dados, informações e análises da cafeicultura que são relevantes para os agentes do agronegócio café brasileiro.

Entre eles destacam-se: estimativa da área cultivada, produção e produtividade; monitoramento agrícola e parâmetros agrometeorológicos; colheita e comercialização; crédito rural e exportação; entre outros que valem a pena serem conferidos no portal da Conab e no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café.

Fonte - NEWSRONDONIA

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.