News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021

Livre

COLUNA MAIS RONDÔNIA: POLÊMICAS DE NATAL

Para que servem as datas comemorativas? A atmosfera que se cria, especialmente no Natal, ratifica simbolismos milenares, muito caros a toda população. Deixar os outros felizes e encantados também é papel de quem governa. Neste sentido, missão cumprida!
Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2015 - 14:27

• Longe de querer entrar em qualquer celeuma, a decoração natalina de Porto Velho ficou digna de uma capital que luta pela preservação de sua autoestima.

• Não consigo entender tanta gente, que vive aqui em Porto Velho com suas famílias, compartilhando notícias caluniosas referentes à nossa cidade, um autêntico e invejado caldeirão cultural, situada entre os 21 maiores municípios em área, a quarta maior população do Norte, próspera em diversos segmentos econômicos, além de bem situada em diversos indicadores sociais.

• É necessário, sem dúvida, mais investimento em infraestrutura e em ações sociais. Porém, como diz a canção dos Titãs "a gente não quer só comida". Não será, então, desprezível o esforço dos que lutam pelo embelezamento da cidade - e isso não se limita apenas à decoração natalina. O teatro (o maior do norte brasileiro), os memoriais (três inaugurados em dois anos), os parques, o Espaço Alternativo, os eventos culturais, tudo isso deveria nos encher de orgulho! Tem muita coisa boa acontecendo e quem vive a atacar ou é vil, ignorante ou os dois.


As "Três Marias": símbolo de Porto Velho decoradas para o Natal

• Para que servem as datas comemorativas? A atmosfera que se cria, especialmente no Natal, ratifica simbolismos milenares, muito caros a toda população. Deixar os outros felizes e encantados também é papel de quem governa. Neste sentido, missão cumprida!

A cidade que mais ganhou repercussão, no entanto, foi Ji-Paraná. A Casa do Papai Noel tornou-se um cartão postal de Rondônia com grande apelo turístico. Mérito deles, sim. Mas não precisavam colocar a capital na sombra... Não foi justo!

MUDANDO DE ASSUNTO - Municípios que não se organizarem até março para implantar o seu Conselho de Turismo e indicar um interlocutor junto ao Ministério do Turismo ficarão impedidos de receber recursos federais para o setor.

• Em Rondônia, apenas três municípios já estão organizados: Porto Velho, Ouro Preto do Oeste e Guajará-Mirim. A Setur informou devidamente o fato aos prefeitos dos 52 municípios e está se deslocando a 14 deles com sua equipe técnica para fornecer todas as informações necessárias. Alô, senhores prefeitos!

• O Estado trabalha com a promoção dos destinos turísticos, participando em feiras, divulgando as potencialidades e produtos, definindo com outros atores os rumos do setor. Mas quem, efetivamente, vive o turismo - receptivo e emissivo - são os municípios.


Fonte - Júlio Olivar

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.