News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021

Livre

COMO FUNCIONA E QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE SÓCIOS

O conselho de sócios é um importante órgão dentro da dinâmica da governança corporativa.
Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2015 - 08:16

Uma das maiores dúvidas de grande parte de empresas familiares é com relação ao papel do conselho de sócios.  Justamente pensando nisso é que Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, elencou o que faz o conselho de sócios e a importância dele para o bom funcionamento das empresas dentro de toda a organização.

O conselho de sócios é um importante órgão dentro da dinâmica da governança corporativa. Eduardo Valério explica que este fórum tem como objetivo o alinhamento societário com relação aos aspectos que se referem diretamente com:

- os riscos do negócio

- a distribuição de lucros e dividendos

- a orientação para o Conselho de Administração e

- as decisões de investimento ou desinvestimento que excedam as alçadas dos demais órgãos da governança.

Eduardo explica que o conselho é responsável pela definição de limites e interesses das famílias nas suas relações com a sociedade e a empresa. "Ele funciona como portador dos interesses dos familiares em relação ao negócio, que é a empresa, bem como com o alinhamento quanto às expectativas de distribuição de lucros".

Cuidar do desenvolvimento do processo sucessório e de programas de formação e treinamento também fazem parte deste conselho.

No entendimento de Eduardo Valério, poderão fazer parte da pauta do conselho de sócios diversos assuntos pertinentes aos interesses deste público e esta abrangência é construída na modelagem do acordo de sócios. "Vale lembrar sempre em separar as questões de gestão das questões familiares e societárias" reforça o especialista.

Os critérios para a proteção patrimonial é outra função importante deste conselho. O conselho de sócios, quando trata da gestão de riscos, deve colocar na sua pauta/agenda os aspectos que poderão contribuir para a proteção patrimonial sempre acompanhado de assessoria especializada.

Por último, e não menos importante, Eduardo Valério aponta que o conselho de sócios é a voz das famílias na relação com os outros conselhos da governança da empresa. "O conselho de sócios deve sempre representar os interesses das famílias sócias e fazer a interface com o conselho de administração e conselho fiscal" finaliza.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.